CASA COR Pernambuco 2016: novo conceito de morar em 42 ambientes
A mostra exibe a força da conexão com a natureza através das integrações com a paisagem e a celebração do natural e do uso da madeira na sua 19ª edição
Por Luciana Andrade
Atualizado em 3 mar 2017, 16h07 - Publicado em 23 set 2016, 16h30
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1/47Lounge de Entrada – Carlos Fernando Pontual, André Dantas e Maury Santana. Com o teto espelhado, o ambiente ganhou profundidade e um toque de glamour. O recurso ainda duplicou elementos-chave como o biombo recortado a laser. O rosa, eleito a cor do ano, adiciona estilo no sofá e no tapete redondo, em estilo retrô.()
2/47Jardim Rui Barbosa - Nathalie Mendonça Ribeiro, Lizandra Mendonça Ribeiro e Renata Sampaio Romaguera. Palmeira Azul, Rabo de Raposa e a Phenix são algumas palmeiras exóticas que renovam o cenário. As Raphis existentes foram mantidas, assim como as árvores do entorno que criam áreas sombreadas. Para integrar a natureza, os ambientes externos e o casarão, a aposta foi em um paisagismo que contorna a arquitetura, com um desenho que inspira movimento.()
3/47Varanda Rui Barbosa - Luiza Nogueira e Simone Lima. A estrutura do sobrado do século 19 foi mantida para acolher um espaço de leitura. O clássico encontra outros tempos e estilos sofisticados, como o Art Déco citado no lustre Baccarat da década de 1930, em cristal e bronze. O piso em ladrilho ganha destaque diante da base branca, em um contraste que celebra a fusão entre o novo e o antigo.()
4/47Varanda Rui Barbosa - Luiza Nogueira e Simone Lima. A estrutura do sobrado do século 19 foi mantida para acolher um espaço de leitura. O clássico encontra outros tempos e estilos sofisticados, como o Art Déco citado no lustre Baccarat da década de 1930, em cristal e bronze. O piso em ladrilho ganha destaque diante da base branca, em um contraste que celebra a fusão entre o novo e o antigo.()
5/47Sala de TV - Mariana Russo e Fernanda Ventura. O projeto se desenvolveu a partir do revestimento em madeira da Indusparquet, aplicado no teto e na parede. No chão, o mármore italiano suaviza a composição. Os pontos de luz incidem sobre peças relevantes, como as obras de arte de Célio Braga e Gil Vicente.()
6/47Living Principal com Escada - Romero Duarte. A extensão do sofá e do tapete gráfico valorizam o comprimento do ambiente, que se prolonga na direção de um open bar. Os dois espaços são praticamente monocromáticos e mantêm linhas sóbrias, aquecidos pela iluminação e pelas pinceladas delicadas de bege, cinza e amadeirados.()
7/47Estar Saber - Sandra Brandão. A década de 1950 é revisitada em móveis originais e na presença fluida dos acrílicos e cristais, que evocam o desejo de modernidade daquela época. O sofá convida ao relaxamento sem abrir mão do brilho nas almofadas em dourado. Para arrematar, a placa em mármore carrara é retroiluminada e transformada em obra de arte.()
8/47Sala de Jantar - Andréa Calábria. A luminária é composta de nove peças retangulares em três formatos diferentes, dispostas no teto de forma desigual para criar sensação de movimento. A peça foi desenhada pelo escritório da arquiteta e rege o conjunto de mesa e cadeiras de Guilherme Torres e Jader Almeida, respectivamente.()
9/47Louçaria - Camila Horta e Eduarda Jugmann. O desafio de explorar o potencial do espaço foi resolvido com a estrutura em ferro, que envolve todo o ambiente e aproveita cada ângulo. O olhar é atraído na direção da parede de fundo, onde estão expostas louças e vidros. Dali, o visitante é intuitivamente levado a contemplar o teto - e a estante se transforma em estrutura de iluminação tridimensional.()
10/47A Sala de Turíbio e Zezinho - Turíbio Santos e Zezinho Santos. O espaço assume um ar tropical com as plantas e principalmente no print que reveste o sofá. Ao redor, foram distribuídas cadeiras, banquetas e mesinhas de design em tons neutros, para compor um layout solto e versátil. Grandes espelhos na parede de fundo e no teto intensificam a sensação de amplitude.()
11/47Living Garden - André Carício. O espaço onde era a antiga varanda foi envolvido por uma caixa de vidro. O objetivo era manter a integração com o jardim e preservar detalhes da arquitetura original, como os frisos no teto, com o mínimo de intervenções. Colunas dóricas tiveram a pintura descascada e revelam as camadas de intervenções feitas nos últimos anos.()
12/47Living Garden - André Carício. O espaço onde era a antiga varanda foi envolvido por uma caixa de vidro. O objetivo era manter a integração com o jardim e preservar detalhes da arquitetura original, como os frisos no teto, com o mínimo de intervenções. Colunas dóricas tiveram a pintura descascada e revelam as camadas de intervenções feitas nos últimos anos.()
13/47Galeria do Colecionador - Mário Santos e Giuseppe Antônio Baccaro. O ambiente foi preparado para apresentar obras de arte de forma inovadora - algumas telas ficam apoiadas em painéis que sacam da parede, graças ao efeito de iluminação ao fundo. Eles alteram minimamente a estrutura original, da qual foram mantidos o piso em parquet e os frisos decorativos no teto.()
14/47Galeria do Colecionador - Mário Santos e Giuseppe Antônio Baccaro. O ambiente foi preparado para apresentar obras de arte de forma inovadora - algumas telas ficam apoiadas em painéis que sacam da parede, graças ao efeito de iluminação ao fundo. Eles alteram minimamente a estrutura original, da qual foram mantidos o piso em parquet e os frisos decorativos no teto.()
15/47Sala de Estar da Família - Ana Paula Cascão. Sob a luz da luminária central, ganha destaque a coleção de porcelana japonesa Imari dos séculos 18 e 19. A presença de obras de arte, fotografias e objetos ganha ainda mais sentido nesta sala que preserva sua história no forro de estuque e no piso em parquet. Sobre ele, repousa um elegante tapete persa e o mix de móveis contemporâneos com mobílias do século 19.()
16/47Escritório da Dona da Casa - Lucianna Pimentel, Taciana Feitosa e Paulo Azul. O espaço é dedicado a Beth Araruna, galerista pernambucana e curadora de importantes nomes das artes plásticas do Brasil. A cor fendi proporciona a neutralidade e a elegância exigidas no projeto, que tem como peça-chave a escrivaninha São Basílio, de Ronald Scliar Sasson.(Divulgaçã0/CASACOR)
17/47Varanda da Família - Giselly Agra, Katya Veras e Marcela Salazar. Quando os rooftops de Manhattan, em Nova Iorque, encontram o estilo do casarão do século 19, o resultado é descolado. O trio optou pelo piso elevado em toda a extensão da varanda e um plano de iluminação com luzes indiretas, para um clima intimista. A árvore com galhos secos faz uma conexão entre a natureza e a arquitetura.()
18/47Varanda da Família - Giselly Agra, Katya Veras e Marcela Salazar. Quando os rooftops de Manhattan, em Nova Iorque, encontram o estilo do casarão do século 19, o resultado é descolado. O trio optou pelo piso elevado em toda a extensão da varanda e um plano de iluminação com luzes indiretas, para um clima intimista. A árvore com galhos secos faz uma conexão entre a natureza e a arquitetura.()
19/47Quarto da Jovem - Marylia Nogueira. A arquiteta explora diversas alturas para criar vários ambientes. Nos móveis, acabamentos opacos e em alto brilho se revezam, em tons secos de rosa e azul. Ainda no quesito marcenaria, as linearidade do desenho reforça a funcionalidade - e um elemento contrastante é a luminária composta de formas circulares.()
20/47Lavabo da Jovem - Cynthia Costa. O painel em madeira envolve teto e paredes para marcar um cenário aconchegante. Nele, o espaço da maquiagem é garantido, na mesma bancada da cuba com metais dourados. Os modulados seguem a sofisticação, com o acabamento high gloss perolizado na cor ouro. Para arrematar, tapete exclusivo em pastilhas de vidro.()
21/47Lavabo da Jovem - Cynthia Costa. O painel em madeira envolve teto e paredes para marcar um cenário aconchegante. Nele, o espaço da maquiagem é garantido, na mesma bancada da cuba com metais dourados. Os modulados seguem a sofisticação, com o acabamento high gloss perolizado na cor ouro. Para arrematar, tapete exclusivo em pastilhas de vidro.()
22/47Toillet Social - Luciana Aguiar. Banheiros costumam ser o espaço mais reduzido de uma casa. Por isso, a arquiteta investiu em cores básicas e no mobiliário retilíneo, sob medida. Os nichos, de formas igualmente simples, deixam objetos à mão. Outro recurso que amplia visualmente a área são os espelhos aplicados nas paredes e nas portas de armários.()
23/47Loft do Rapaz - George Casé e Sumaya Duarte. O antigo casarão incorpora um novo jeito de morar pautado pela integração de espaços e funções. Com uma arquitetura definida por linhas retas e elementos uniformes, os ambientes fluem sem interrupções. Os materiais, como papel de parede exuberante e tijolos aparentes, expressem a personalidade descontraída do homenageado, o pernambucano José Pinteiro.()
24/47Quarto do Casal - Ana Cristina Cunha. O equilíbrio e a leveza contemporâneas prevalecem, ao mesmo tempo em que são valorizadas as origens do casarão, tanto no piso revitalizado como na marcação dos portais existentes. O resultado fica ainda mais caloroso graças à madeira aplicada em painéis.()
25/47Sala de Estar do Casal - Rejane Dubeux. O casal merece um local só deles, para relaxar. O teto gera uma sensação imediata de conforto, e o ripado de madeira natural é acompanhado pelas listras do tapete bicolor, que cobre parte do piso em pedra. Para adicionar um ar de celebração, entram em cena mesinhas douradas Golden Touch, desenhadas pela arquiteta.()
26/47Sala de Banho - Cláudio Campello. A ideia de consumo responsável foi seguida até no processo da obra, com as visitas do arquiteto feitas de bike. No projeto, o que era duradouro foi mantido, desde as louças inglesas do piso do box até a banheira, além do icônico forro em gelosia. Para atualizar o espaço, papel de parede cinza, metais em tom dourado e mobiliário de linhas simples.()
27/47Sala de Estar Íntimo - Luis Dubeux e João Vasconcelos. O mínimo de elementos com o máximo de aconchego. Com essa premissa, a dupla apostou na seleção de objetos e livros de arte, expostos na estante com 30 nichos em laca de autoria da dupla. Também houve o cuidado especial de preservar o piso de taco, protegido por um extenso tapete, entre outros detalhes que contam a história do casarão.()
28/47Lavabo Social - Ju Nejaim. O luxo das celebrações conduziu as escolhas da arquiteta, que aplicou um papel de parede aveludado e elegeu o mármore para revestir piso e bancada. Perfumeiros antigos em cristal Baccarat e um vaso de Murano com orquídeas afirmam o requinte. A poltrona em acrílico e a mesa de apoio de Jader Almeida transmitem atualidade e tornam mais receptivo este local de passagem.()
29/47Lavabo Social - Ju Nejaim. O luxo das celebrações conduziu as escolhas da arquiteta, que aplicou um papel de parede aveludado e elegeu o mármore para revestir piso e bancada. Perfumeiros antigos em cristal Baccarat e um vaso de Murano com orquídeas afirmam o requinte. A poltrona em acrílico e a mesa de apoio de Jader Almeida transmitem atualidade e tornam mais receptivo este local de passagem.()
30/47Adega - Ana Maria Freire e Camilla Pereira. Pedras naturais propõem um novo olhar sobre a adega e conferem identidade ao espaço, presentes na parede em mármore e em outra revestida de seixos rolados. A estante de vinhos é produzida em latão, com um desenho que preserva a qualidade das bebidas.()
31/47Cozinha com Sala de Almoço - Bruna Lobo, Danielle Paes Barreto e Soraya Carneiro Leão. Na sala de almoço, a mesa redonda da Adresse é o ponto de encontro da família, acompanhada pelas cadeiras do designer Aristeu Pires. O piso em porcelenato unifica os espaços, assim como a cor branca - ela está presente no chão e na resistente bancada em Corian. Outra superfície em alto brilho aparece nos modulados Florense, com portas em vidro e acabamentos em laca.()
32/47Joalheria CIS - Daniela Sá e Veruska de Paula. O projeto partiu do tecido retrô exclusivo, desenvolvido pela Alla Maison/Bianco Quiaro. Ele reveste paredes e até o teto, mas a ousadia não para por aí. Pás utilizadas em obras se transformam em expositores suspensos, lembrando os garimpos onde são extraídos metais nobres. A mesa foi lapidada em formato angular e faz dupla com a poltrona Big Easy, de Ron Arad.()
33/47Gazebo das Esculturas - Juliana da Mata. Inserido no jardim, o projeto busca a fluidez entre áreas externa e interna. O piso em réguas de porcelanato amadeirado faz a transição e forma bancos nas extremidades. Sobre este deck, foram distribuídos móveis contemporâneos e as esculturas clássicas que existiam no local. Os elementos são abrigados pela estrutura que reutiliza antigos dormentes ferroviários.()
34/47Empório - Alexandre Mesquita e Neto Belém. A dupla criou uma arquitetura efêmera no jardim, com estrutura metálica e esquadrias em PVC. Este pergolado abraça a árvore e reúne mesas do designer Fernando Diraiz, acompanhadas de cadeiras modelo diretor, da Domodi. Internamente, o espaço conta com uma cozinha de apoio.()
35/47Espaço Gourmet - Manoela Pires, Renata Paraíso e Thiago Valença. O espaço estimula a experimentação culinária e outras sensações, já que o visitante pode utilizar óculos de realidade virtual. Na arquitetura, o telhado à mostra evidencia a altura do pé direito, assim como as faixas iluminadas em uma das paredes e as prateleiras cortadas a laser.()
36/47Choperia Canela - Rafael Amaral Tenório. A presença marcante do amarelo deixa a ambientação vibrante. A cor pontua nos revestimentos de parede, em painéis no teto e até no piso. O toque rústico é bem-vindo na mesa de demolição e na bancada com base de tijolos aparentes. Uma inovação está nos cabos fixados no chão, nas mesas e em outros pontos, formando linhas que convidam o olhar a explorar o espaço.()
37/47Varanda das Orquídeas - Katia Carapeba, Sônia Beltrão e Gabriel Beltrão. Jardineiras e um pé de Sapoti preenchem o recanto, que pode ser aproveitado ao ar livre ou sob o pórtico em madeira e aço. Para garantir a segurança em dias de chuva, o piso de aparência amadeirada é antiderrapante, com detalhes em ladrilho Flor de Lótus que remetem ao desenho do chão original da casa.()
38/47Champanheria Chalé.92 - Fred Mota e Renata Berenguer. O brinde acontece em um espaço de microclima agradável, construído em estrutura metálica modular. Contudo, o ambiente é casual, com banquetas em pele e caixotes. Revestimentos são uma atração à parte, como o piso externo em mármore, o porcelanato com efeito de madeira carbonizada e os detalhes em 3D na cor ouro, valorizados pela luz cênica.()
39/47Casa da Mangueira - Márcia Nejaim e Suzana Azevedo. A antiga mangueira foi o divisor dos espaços e a fonte de inspiração da dupla, que uniu dois módulos com o pergolado em aço corten. À esquerda, ficam os ambientes sociais, enquanto a área íntima está ao lado direito. É possível ver parte da cozinha em estilo vintage, com eletrodomésticos de última geração.()
40/47Varanda Boulevard - Juliana Dijck e Marcela Muniz. Na transição entre a casa e o jardim foi criado um espaço contemplativo, reservado pelo pergolado em madeira. Ele garante a visão da paisagem e ao mesmo tempo protege do sol, com o auxílio de tecidos crus que atuam na cobertura. Estofados generosos na cor laranja conferem modernidade.()
41/47Varanda Boulevard - Juliana Dijck e Marcela Muniz. Na transição entre a casa e o jardim foi criado um espaço contemplativo, reservado pelo pergolado em madeira. Ele garante a visão da paisagem e ao mesmo tempo protege do sol, com o auxílio de tecidos crus que atuam na cobertura. Estofados generosos na cor laranja conferem modernidade.()
42/47Cafeteria Santa Clara - Eric Dayan e Nadjânia Gomes. A dupla diversificou os recursos visuais em um ambiente atrativo para todos os sentidos. Um painel retroiluminado demarca a área das mesas e o mobiliário, aliás, é dimensionado para garantir a circulação no espaço reduzido. Em algumas mesas, a madeira ganha a companhia de pés de acrílico em favor da leveza. Mas há lugar para o rústico nos tijolinhos aparentes e na cartela de cores calorosas.()
43/47Loft do Hóspede - Humberto Zirpoli e Analice Zirpoli. Diferentes planos são criados atrás da cama, com painéis em mármore, um jardim vertical e a parede de seixos. Cabos fixados no teto têm apelo escultural e delimitam a área íntima e a sala, que privilegia tons neutros e a personalidade do verde na ambientação.()
44/47Pavilhão - Carlos Fernando Pontual. A frente com desenhos sinuosos recortados a laser instiga a curiosidade do visitante na passagem pela CASA COR. Em contraste com o verde ao redor, assume ares de obra de arte.()
45/47Armazém Sebrae - Adriana Porto e Luciana Neves. O partido adota um traçado simples e contínuo, que sublinha as peças de artesanato e as expõe de maneira versátil. Algumas prateleiras, na vitrine, foram suspensas por tubos de ferro em uma composição ritmada.()
46/47Garagem Renault - Diogo Viana. Um estilo de vida esportivo e conectado à natureza é celebrado. A estante de pinus ocupa uma das paredes e serve de apoio para a prancha e garrafas de bebida consumidas nas horas de lazer fora do volante. As atenções também se voltam ao teto, com a chapa recortada que delimita a área de exposição do carro, além de abrigar spots de iluminação. Para equilibrar, o piso foi neutralizado, com textura cimentícia.()
47/47Bangalô de Praia (Projeto de Ambientação) - Lorena Pontual, Elza Mendonça e Giuliana Zirpoli . Uma estante divisória separa sala e quarto, mas a fluidez é garantida pelo painel gráfico que conecta os ambientes e pelos detalhes nos tons de verde e azul, que propõem um clima de litoral. Linho, camurça e couro natural garantem a sensação de conforto.()
Em cada um de seus 42 ambientes, CASACOR Pernambuco convida o visitante a descobrir nos detalhes a chave para o novo conceito de morar. Entre as várias respostas possíveis, uma delas ganha força: a conexão com a natureza está mais presente do que nunca. A arquitetura original do casarão permitiu desenhar vários espaços de integração com a paisagem, nas bordas da construção original do século 19, localizada no bairro das Graças, na capital pernambucana.
A relação com o natural também é celebrada no uso da madeira, nos tons neutros, nos jardins e vegetações trazidas para dentro de casa. Mas os 76 arquitetos, decoradores, designers e paisagistas participantes reservaram outros detalhes que se revelam aos poucos, como a tendência de setorizar ambientes com cabos de aço e os painéis recortados a laser. Paredes e teto também incorporam espelhos generosos, que duplicam a dimensão dos espaços. E os metalizados, claro, não poderiam faltar nessa festa. Mas cada projeto é comandado pela conversa entre o presente, o futuro e os elementos originais da casa, em um retorno em grande estilo do melhor do passado.