CASACOR 2016: 9 espaços em que os cobogós são destaque
Nas áreas internas e externas, os elementos vazados ganham cada vez mais espaço em diferentes formas, orientados pelas inovações tecnológicas.
Por Fernanda Drumond
Atualizado em 3 mar 2017, 16h00 - Publicado em 11 jan 2017, 19h00
(/)
Desde de 2015, os cobogós retornaram para os projetos de arquitetura e design de interiores repaginados. Nas áreas internas e externas, os elementos vazados ganham cada vez mais espaço em diferentes formas, orientados pelas inovações tecnológicas. Além da função decorativa, sua utilização tem outras vantagens: a economia de energia por permitir a entrada de luz natural, o filtro da radiação solar, a ventilação cruzada e a integração de espaços. Na CASACOR 2016, os cobogós foram amplamente utilizados. Confira!
1/7 CASACOR Paraíba 2016. Fit Kitchen - Dauanne Arruda e Sarah Cavalcanti. Os cobogós azuis - originais da casa - inspiraram a cartela de cores fresca e adocicada, que inclui o tom de menta nos modulados. ()
2/7 CASACOR Paraíba 2016. Lavabo Público - Nádia Pedrosa e Lívia Rocha. A parede de cobogós azuis já existia e foi intencionalmente retroiluminada. Suas curvas são redesenhadas pelo percurso da água da cascata. A utilização de formas geométricas definidas e sem ornamentos se expressa no traçado minimalista dos demais elementos. ()
3/7 CASACOR Brasília 2016. Vinho Bar - Roberto Carril. Das belezas do Cais de Gaia, em Vila Nova de Gaia, Portugal, veio a ideia para o projeto. Com a iluminação, ele foi tingido com o mesmo azul dos azulejos portugueses, que também são aplicados no espaço. Ele inclui mesas de degustação e uma cozinha funcional. Ao combinar estes elementos, peças de acervo pessoal e materiais como tijolos e vergalhões, o arquiteto propõe um estilo industrial desconstruído. ()
4/7 CASACOR Brasília 2016. Flat Terracota - Débora Brayner. Os espaços são multifuncionais e a integração entre eles é garantida pelos elementos vazados. Rústico e urbano conversam nas peças do mobiliário, aliado a materiais naturais para compor ambientes neutros e aconchegantes. Argila, barro, cimento, madeira e tijolos aparecem nos revestimentos e conduzem a cartela de tons crus. ()
5/7 CASACOR Brasília 2016. Com Açúcar, Com Afeto – Marcelo Marcolino e Desirée Nassaralla. O antigo e o contemporâneo se encontram a todo o momento, seja na geladeira original com estilo cinquentinha, pintada de dourado, ou na tradicional paginação de espinha de peixe aplicada de forma moderna na parede. ()
6/7 CASACOR Brasília 2016. Loja - Raul Azevedo e Álvaro França. O ambiente celebra Brasília com peças que trazem referência ao design local. O primeiro impacto vem na fachada vazada, produzida em aço corten. ()
7/7 CASACOR São Paulo 2016. Loja da Construção - Gerson Dutra e Ana Salama. Garagem, office, hall e banheiro são os quadro ambientes criados nestes 34m2, pensados para varias a exposição dos produtos. A linguagem é moderna e brinca com cores variadas para descontrair. ()