CASACOR Minas 2018: tecnologia imita materiais naturais em cinco ambientes
Com o tema "A Casa Viva", profissionais apostaram em materiais industrializados que imitam os naturais em ambientes repletos de personalidade
Por Fernanda Drumond
Atualizado em 13 ago 2018, 15h13 - Publicado em 13 ago 2018, 14h57
(Divulgação/CASACOR)
1/5 A Sala Restauro, de Geraldo Ferreira, reconcilia o antigo com o novo e faz uma ponte entre os dois tempos, com o uso de elementos clássicos como o boisserie nas paredes, junto com peças modernas, caso da poltrona Alta, de Oscar Niemeyer. Compondo com obras de arte e esculturas, como a instalação João Congo, de Valdelice Neves, uma placa de superfície ultracompacta, que imita mármore, surge com status de obra de arte disposta em uma das paredes. (Divulgação/CASACOR)
2/5Fernando Cesar criou o espaço Meu Quarto em um estilo que se configura como contemporâneo, mas que respeita e dialoga com a história do casarão. Para a mesa de trabalho, Fernando optou por um revestimento que, com seu aspecto de ferro oxidado, combinou com a atmosfera sóbria.(Divulgação/CASACOR)
3/5Retrospectiva Arquiteto Carico - Júlia Gontijo Dumont e Tina Barbosa. Em homenagem aos 40 anos de vida profissional de Carlos Alexandre Dumont, mais conhecido como Carico, o espaço recria o escritório do profissional. A dupla reeditou mobiliários assinados por ele e trouxe peças de outras participações do arquiteto em CASACOR Minas. O piso em mármore branco contrasta com painéis em folha de ouro e com um capacho de seis metros de comprimento com desenho do arquiteto.(Jomar Bragança/CASACOR)
4/5Conceitual e acolhedor, o Porão Backer, de Luis Fábio Resende, possui tons etéreos e monocromáticos, como off-white. Para o banheiro do ambiente, o profissional elegeu bancadas de superfícies de quartzo, que compuseram perfeitamente para o estilo elegante da proposta, com sua tonalidade bege e sutil, lembrando mármore.(Divulgação/CASACOR)
5/5Loja Mels Brushes - Rosane Guedes. Paredes em concreto, estantes limpas e mostruários suspensos em metalon demonstram a inspiração industrial, com ares minimalistas. O requinte também está nos revestimentos, como o piso de peroba revitalizado e a parede que reproduz o mármore calacata.(Gustavo Xavier/CASACOR)
A CASACOR Minas Gerais 2018 recebe o público entre os dias 7 de agosto e 16 de setembro, com espaços que retratam a história mineira sob o viés da criatividade dos arquitetos, designers de interiores e paisagistas. A mostra comemora sua 24ª edição com 45 ambientes assinados por 86 profissionais renomados. Assim como no ano passado, o evento habita o casarão do conjunto arquitetônico da Praça da Estação, um patrimônio histórico tombado pelo Iphan/MG.
Com o tema “A Casa Viva”, profissionais apostaram em materiais industrializados que imitam os naturais em ambientes repletos de personalidade. Superfícies tecnológicas, revestimentos, obras de arte e objetos de decoração não só conferem beleza e modernidade aos ambientes, como são funcionais e mais resistentes.