O artesanato e arte local permeiam os espaços da CASACOR PE 2017
Confira os ambientes que usaram peças locais para compor sua identidade na mostra pernambucana
Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 31 out 2017, 12h04 - Publicado em 31 out 2017, 12h03
(Rogério Maranhão/CASACOR)
1/5Terraço Gourmet - Bruna Lobo, Danielle Paes Barreto e Soraya Carneiro Leão. As arquitetas criaram o ambiente tendo em mente um casal jovem que adora receber e cozinhar para os amigos e família. Os elementos de madeira e o piso cimentício contrastam com o mobiliário de design. Uma estante de alumínio onde obras do artista Manuel Dantas Suassuna estão expostas, completam o espaço.(Rogério Maranhão/CASACOR)
2/5Living Principal - Romero Duarte. O espaço mescla o melhor do morar do século XIX com toques contemporâneos. O mobiliário é de Antonio Citterio e Jader Almeida e as obras de arte ficam, por conta de Emanoel Araujo e de Carlos Pragana.(Rogério Maranhão/CASACOR)
3/5Biblioteca Coleções - Igor Borba. Um mix de obras de arte pernambucanas e iluminação cuidadosa conferem ao espaço um ar inovador. Esse ambiente ocupa o centro do casarão e propõe aos visitantes um percurso dinâmico permeado com a cultura nordestina popular e contemporânea.(Rogério Maranhão/CASACOR)
4/5Armazém do Artesanato Sebrae - Roberta Borsoi. Para esse ambiente, a arquiteta concebeu um espaço inteiro em madeira, para estar em diálogo com as peças de artesanato expostas. As prateleiras possuem iluminação embutida e o local como um todo tem luz difusa para valorizar os produtos. Um papel de parede de cor forte, acrescenta profundidade ao Armazém.(Rogério Maranhão/CASACOR)
5/5Átrio - Mario Baô. O ambiente é um local de “boas-vindas” aos visitantes da mostra. O espaço é um salão de 35 m² dividido em três áreas. Obras de arte de artistas como Pragana (PE) e Demétrius Coelho (RN) ganham destaque junto dos materiais naturais e tons neutros utilizados para criar uma atmosfera elegante e sóbria.(Rogério Maranhão/CASACOR)
O artesanato é uma expressão muito singular da região que o produz. Por esse motivo, os profissionais da CASACOR Pernambuco2017 usaram essas peças não somente como decoração, mas como parte da identidade de seus espaços.
Na Biblioteca Coleções, de Igor Borba, a arte pernambucana é o elemento que dá vida e preenche o centro do casarão da mostra, assim como no Armazém do Artesanato Sebrae, repleto de trabalhos de artistas locais. Nos espaços Living Principal, Terraço Gourmet e Átrio os profissionais escolheram renomados artistas locais como Emanoel Araujo, Pragana e Manuel Dantas Suassuna para darem toques regionais e personalidade aos seus espaços.