CASACOR Peru 2017: 27 ambientes conectados à natureza
No antigo restaurante, inspirações que vão do safári ao mediterrâneo criam ambientes cheios de referências, de portas abertas até 12 de novembro
Por Luciana Andrade
Atualizado em 16 out 2017, 11h25 - Publicado em 14 out 2017, 14h48
(Divulgação/CASACOR)
1/30 JARDÍN ESCONDIDO - ANDREA CAVASSA E PRISCILLA BANDY. Para conferir um ar de intimidade, painéis espelhados em formato de janelas recebem o visitante. Diversas variedades de plantas adornam o teto em madeira e as paredes em mármore, em um oásis particular. (Divulgação/CASACOR)
2/30 ESTUDIO CON ONDA FRESCA - JESSIE D’ANGELO. Desde que conheceu o espaço, a designer se apaixonou pela sensação de estar no campo, rodeada de eucaliptos sob a luz do sol. Foi essa a sensação que ela buscou transmitir no projeto de 100m2, com living, cozinha, sala de banho, quarto e terraço. Tecidos e um mix de padronagens se somam às texturas naturais a às obras de arte de Cynthia Malamud, Claudia Caffarena, Sonia Céspedes Rossel e José Carlos Umbert. (Divulgação/CASACOR)
3/30 ESTUDIO CON ONDA FRESCA - JESSIE D’ANGELO. Pedras, cimento aparente, texturas de linho e tecidos crus, fibras naturais, além de revestimentos com uma certa rugosidade, se combinam. As colunas e as vigas aparentes conferem um ar mediterrâneo. Na cozinha, o armário aberto traz contemporaneidade, assim como os equipamentos em aço inox. (Divulgação/CASACOR)
4/30 PATIO DEL ENCUENTRO - JUAN SEBASTIÁN RICO. Cinco pirâmides em madeira orbitam em um jardim circular e desafiam a gravidade, unidas pela base. A matéria-prima natural é destacada, para trazer a mensagem de preservação e da importância da certificação da madeira. As esculturas também emitem luzes e sons, criando outras conexões com os visitantes. (Divulgação/CASACOR)
5/30 JARDÍN PRINCIPAL - LIZETTE MIRÓ QUESADA, MARCIA LENZ E VERÓNICA SAENZ. A proposta foi mostrar as várias possibilidades de elaborar um jardim aproveitando o espaço existente, integrado à arquitetura da casa. Efeitos de luz convidam a experimentar o recanto durante a noite. Linhas modernas dialogam com o paisagismo tropical, com influências das profissionais brasileiras e peruanas. (Divulgação/CASACOR)
6/30 POP UP ARTE & DISEÑO - ROCÍO RODRIGO. O espaço promove a interação de pessoas de várias idades, inclusive crianças, que desejam explorar obras de arte modernas e contemporâneas. A simplicidade da estrutura em madeira quebra a formalidade das tradicionais galerias, além de aproximar as obras do público em expositores de canaletas. Outro recurso trabalhado em detalhes foi a iluminação. (Divulgação/CASACOR)
7/30 CASA DE CAMPO - VERA VELARDE. A cabana com perfume de eucalipto e o barulho do vento nas árvores permeiam o projeto de 72 m2, em uma casa completa construída com estruturas modulares pré-fabricadas e revestimentos sustentáveis. O toque artesanal está presente nos quadros e nos tecidos. (Divulgação/CASACOR)
8/30 CASA DE CAMPO - VERA VELARDE. A cabana com perfume de eucalipto e o barulho do vento nas árvores permeiam o projeto de 72 m2, em uma casa completa construída com estruturas modulares pré-fabricadas e revestimentos sustentáveis. O toque artesanal está presente nos quadros e nos tecidos. (Divulgação/CASACOR)
9/30 CASA DE PLAYA - JENNIFER JUNEK E MARILÚ SALCEDO. Para se contrapor ao ritmo acelerado da cidade, um refúgio tropical. Materiais da região são os protagonistas, a começar pelas fibras naturais que revestem o teto e as paredes. Esquadrias e painéis reforçam a sensação de aconchego, em madeira de eucalipto. As matérias-primas conduzem a suavidade da cartela de cores, com toques de azul. (Divulgação/CASACOR)
10/30 CASA DE PLAYA - JENNIFER JUNEK E MARILÚ SALCEDO. A casa de praia é pensada para ser confortável o ano inteiro, podendo ser utilizada como residência principal. O cinza nas paredes traz ares contemporâneos, e o eucalipto aquece pilares, painéis, e esquadrias. O apelo orgânico assume ares modernos no desenho dos espelhos acima da cuba. (Divulgação/CASACOR)
11/30 ROOFTOP - LUISA ANTICONA E MARGARITA BRACAMONTE. Para os antigos peruanos, montanhas eram divindades que representavam proteção e culto à espiritualidade. O terraço, que também fica no alto, guarda essa inspiração e apura a estética até chegar em linhas simples, revelando um espaço para compartilhar e relaxar. (Divulgação/CASACOR)
12/30 NICOLÁS Y BIANCA - TETÉ ANAVITARTE. Os netos da profissional, de um e três anos de idade, inspiraram o espaço que segue a metodologia Montessori. Cada detalhe é pensado para desenvolver a psicomotricidade das crianças e sua autonomia, com móveis baixinhos que deixam roupas, livros e brinquedos ao alcance. (Divulgação/CASACOR)
13/30 ESTUDIO CON LIBERTAD - BOCONCEPT - CAROLINA VIDALES E SANTIAGO GÓMEZ. Com uma atmosfera cálida e sofisticada, reflete o estilo de vida de uma designer e um artista. A cartela de cores tem como base o cinza, com pinceladas de azul e alguns toques delicados, como estampas florais. Os materiais naturais despertam sensações diversas, incluindo mármore, couro e madeira em equilíbrio. (Divulgação/CASACOR)
14/30 TIENDA GOURMET CON JARDÍN - ANN SULLIVAN - EKATERINA ZAKHAROVA E MANOLO ARIAS. Para os profissionais, o paraíso é traduzido em um jardim florido, cuja paz e tranquilidade devolvem o que é essencial. Com este conceito, foi delimitado um espaço aconchegante com madeiras, poucos itens de mobiliário e uma vegetação que transborda - mostrando que a natureza vence no final. (Divulgação/CASACOR)
15/30 FACHADA - CLAUDIA PÉREZ-NOVOA E DANIEL GONZÁLEZ-KELLY. O projeto reverencia o passado e ao mesmo tempo projeta o futuro. Ele atualiza e enaltece as formas originais da fachada do antigo restaurante Pabellón de Caza, um dos mais renomados da cidade nos anos 1980. (Divulgação/CASACOR)
16/30 BOLETERÍA CON PATIO - PAMELA VALQUI E PORFIRIO CASTRO. O espaço vai ao encontro do essencial, que é uma das temáticas de CASACOR, e aposta em formas puras e cores primárias. Mas o olhar também se surpreende, com a assimetria da estrutura. (Divulgação/CASACOR)
17/30 CAVA - ANDREA DELGADO E CAROLINA ROQUE. O antigo armazém frigorífico do restaurante deu lugar à cava, que conserva seu estilo industrial e inclui uma sala de degustação. A madeira é protagonista, na mesa de aparência rústica e na composição de placas que formam um painel. (Divulgação/CASACOR)
18/30 OFICINA DEL CHEF - DIEGO OLIVERA. As cores da selva peruana encontram elementos industriais. Para dar coerência a todos estes elementos - do orgânico ao moderno -, foi adotada uma paleta de tons terrosos, com pinceladas de alaranjados, além de nuances de verde e turquesa, sob uma luz intimista. A mesa é o centro das atenções, com um tampo em mármore contrastando com a base rústica em madeira. (Divulgação/CASACOR)
19/30 BISTRO Y TERRAZA - MARIANA OTERO E YERKO ZLATAR. No antigo restaurante, cultivava-se um certo clima de safári. O que foi mantido pela dupla, que aposta no african look em alguns adornos, materiais naturais e nuances de amarelo. Uma voluptuosidade discreta que contracena com linhas puras, que resumem a intenção de mais funcionalidade e simplicidade. (Divulgação/CASACOR)
20/30 SUITE PRINCIPAL - KARINA BARHUMI. Na sala de banho, o papel imita mosaicos, como os encontrados na cidade espanhola de Granada. A banheira italiana fica sobre um estrado em madeira e tem vista para o deck, banhada pelo sol. Ao lado, o closet revela a personalidade da mulher andaluza na qual se inspirou a suíte. (Divulgação/CASACOR)
21/30 SUITE PRINCIPAL - KARINA BARHUMI. Na sala de banho, o papel imita mosaicos, como os encontrados na cidade espanhola de Granada. A banheira italiana fica sobre um estrado em madeira e tem vista para o deck, banhada pelo sol. Ao lado, o closet revela a personalidade da mulher andaluza na qual se inspirou a suíte. (Divulgação/CASACOR)
22/30 GARAJE VELAR - ARTURO TORRES E JOSÉ ZAPATA. Textura de pedras e geometrismos se encontram com as paisagens digitalizadas do Peru, conectando natureza, modernidade e tecnologia. A combinação representa o conceito do novo modelo Range Rover Velar, da inglesa Land Rover. (Divulgação /CASACOR)
23/30 PARAÍSO DEL COCINERO - EMILIO JORDÁN E PERCY BIAGGI. Para o chef, a cozinha é o espaço que o conecta àquilo que mais ama. Por isso, o intimismo é um conceito fundamental, que se expressa no uso de tons escuros em dualidade com o branco e os amadeirados. O desenho dos armários e a forma de expor utensílios revelam a vocação funcional do projeto. (Divulgação/CASACOR)
24/30 ESCRITORIO DE LOS RECUERDOS - ELMO RUBIO E ORLANDO ESPINOZA. A década de 1950 tem presença marcante, presente em praticamente todo o mobiliário selecionado. Uma das exceções é a escrivaninha do século 19, que dialoga com objetos e obras de arte contemporâneos, no ambiente inspirado em uma casa de campo. (Divulgação/CASACOR)
25/30 JARDÍN DE INVIERNO - LAURA TORRES E MARGAUX EYSSETTE. A luz adentra uma abertura zenital o piso em espelho potencializa o efeito, além de multiplicar o papel de parede com estampa exuberante. O resultado é uma atmosfera onírica, entre caminhar no céu e na selva. A chaise é moderna e, ao mesmo tempo, remete às raízes artesanais peruanas. (Divulgação/CASACOR)
26/30 BAÑOS - NICOLE ZELA. O papel de parede é protagonista e recupera a temática safári que faz parte da essência do espaço. Seu esquema de cores, com destaque para cinza, prata, dourado e bege, é seguido em todo o projeto, no banheiro masculino. A iluminação colabora para harmonizar todos os elementos e confere modernidade. (Divulgação/CASACOR)
27/30 ESCALERA CON PASILLO - ANDREA ULLOA E BRENDA MIDDLEBROOK. O degradê em tons escuros e contrastantes é o ponto de partida de uma experiência sensorial. Um recurso visual que também destaca o design exclusivo das luminárias metalizadas. (Divulgação/CASACOR)
28/30 DEPARTAMENTO DEL SOLTERO - ROCÍO GONZALES. O ponto de partida foi o mais simples possível: a textura dos materiais. Cimento, madeira e ferro compõem uma ambientação industrial e que, ao mesmo tempo, dialoga com a natureza e a liberdade. Destaque para o mobiliário de meados do século 20, da coleção Mancraft, que valoriza a simplicidade e o trabalho artesanal. (Divulgação/CASACOR)
29/30 HALL - YOLANDA CORVETTO. Materiais aparentemente simples ganham valor e são o fio condutor do projeto, como a água e as pedras. A proposta é que todos tomem consciência da importância deles na vida. A pintura é de Richard Peralta, nascido em Cusco. (Divulgação/CASACOR)
30/30 ISLA VETIVER - ALOIS KENNERKNECHT E MARÍA TUPAC-YUPANQUI. O belo e o útil se conectam nessa proposta, que destaca a espécie Vetiver. A planta é muito utilizada para conter a erosão e recuperar o solo, transmitindo uma mensagem sobre a mudança climática do planeta. Ao mesmo tempo, o projeto valoriza seu caráter ornamental. (Divulgação/CASACOR)
Referências plurais se encontram na edição 2017 de CASACOR Peru, realizada no espaço do antigo restaurante Pabellón de Caza, um dos mais renomados da cidade nos anos 1980. Além de espaço de sobra, com mais de 3 mil metros quadrados, a construção conservava uma mistura original de estilos que serviu de inspiração para os 44 profissionais participantes.
Elementos cálidos da arquitetura mediterrânea, a rusticidade do bosques de eucaliptos ao redor e até um toque de safári africano se encontram a elementos artesanais do Peru e o ar tropical da selva, em uma combinação de encher os olhos.
Os 27 ambientes da mostra se conectam à história e à natureza do lugar, fortalecendo a consciência em relação a preservação e à sustentabilidade. Os projetos têm especial atenção com a iluminação e apostam na beleza dos contrastes, entre materiais mais acolhedores, como a madeira e as fibras naturais, e sofisticados, como as pedras e o mármore. Para surpreender o olhar e os demais sentidos.
SERVIÇO CASACOR PERU 2017
QUANDO?
Continua após a publicidade
13 de outubro a 12 de novembro de 2017
ONDE?
Pabellón de Caza – Calle Alonso de Molina 1196 Monterrico