Os espaços imersivos, sensoriais e interativos da CASACOR MG 2017
Alguns espaços da mostra convidam os visitantes a adentrar em experiências sensoriais, reflexivas, interativas e artísticas. Confira!
Por Redação
Atualizado em 22 set 2017, 16h29 - Publicado em 22 set 2017, 16h28
(Jomar Bragança/CASACOR)
1/6 Hall Galeria - Grid Arquitetos – Flávia Generoso e Luiza Ananias. Sendo um espaço de transição, este ambiente foi pensado para uma permanência interativa dos visitantes. A proposta é um distanciamento do plano superior, utilizando uma iluminação clara no teto com cores distintas que criam um elemento cenográfico como uma espécie de luminária. (Jomar Bragança/CASACOR)
2/6 Projeto Exposição/Banheiro 383 – Elephant – Elisa Raabe, Rogério Vilela e Talita Soares. O projeto parte do questionamento acerca da determinação de gênero para o uso de banheiros públicos, fazendo provocações ao utilizar elementos referentes a estereótipos de "feminino" versus “masculino", e oferece a possibilidade de livre apropriação destes espaços. A intervenção realizada relaciona as imperfeições construtivas existentes com a proposta de novas sobreposições gráficas efêmeras, determinantes para um resultado visual pulsante, inesperado e cenográfico. (Daniel Mansur/CASACOR)
3/6 Espaço Novo Mundo, a Arte de Vestir do Séc. XIX – João Lucas Pontes e Luis Gustavo Vieira. Ambientada no Brasil do início do século XIX, a novela Novo Mundo reproduz hábitos e modos de vestir da época. Essa exposição apresenta os figurinos feitos para essa produção, importantes elementos que retratam o choque cultural entre Europa e Brasil nesse período, evidenciando o contraste entre a pompa e luxo das roupas europeias e a simplicidade e leveza das roupas brasileiras. (Jomar Bragança/CASACOR)
4/6 Exposição 100% Minas - Vazio S/A - Carlos Teixeira. Elementos geralmente escondidos na arquitetura final de um projeto são revelados na mostra 100% Minas. Escoras e telas fachadeiras – elementos comuns na construção civil - são valorizados nesse projeto. As escoras de pinus delimitam, ainda que sutilmente, a compartimentação e circulação pela sala. Unindo as escoras como num labirinto translúcido, os planos formados pelas telas, em gradações de transparências, destacam as peças mais próximas e desvendam peças distantes. (Gabriel Castro/CASACOR)
5/6 Loft Itinerante - Caio Prates. Instalado dentro de um ônibus, o loft itinerante poderia facilmente ser utilizado como moradia ou hospedagem temporária para um casal. O projeto inclui vários ambientes: sala de estar e TV integrada, quarto, cozinha, área de banho com uma confortável banheira e lavabo. A proposta é apresentar um novo modo de percepção e experimentação do espaço urbano. (Jomar Bragança/CASACOR)
6/6 Hall Central e Escadaria - Lena Pinheiro. Três halls centrais, unidos por uma escada de jacarandá, receberam uma linguagem concisa, com elementos que se identificam com a construção como um todo. No térreo, o mobiliário sofisticado contrasta com o piso, parede e teto brancos. Um grande painel gráfico cobre a parede da escada, com pegada de street art. No segundo andar, o mimo é o sofá arredondado com estampa floral e, no terceiro, o destaque é a galeria com fotos da artista Flávia Bertinato. (Jomar Bragança/CASACOR)
Além de exibirem o melhor da arquitetura, do design e do paisagismo, muitos profissionais do elenco CASACOR costumam transcender os limites da estética para fazerem os visitantes refletirem sobre diversos temas da sociedade. Outros convidam o observador a participar da mostra através de espaços interativos.
A CASACOR Minas Gerais 2017 está oferecendo ao público várias ações desse tipo. A visita à mostra vai além da contemplação do casarão e de sua bela arquitetura. Alguns espaços convidam os visitantes a adentrar em experiências sensoriais, reflexivas, interativas e artísticas. Um dos grandes exemplos é o Projeto Estações. Com o objetivo de proporcionar o diálogo entre o design de interiores e o gráfico, quatro grupos foram convidados a fazer uma livre interpretação de quatro eixos de recuperação da construção ocupada nesta edição: a história, o restauro, a iconografia e os usos futuros do imóvel. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui!
Conheça outros ambientes e suas propostas na galeria acima!