Últimos dias: confira os destaques da CASACOR Espírito Santo 2019
A mostra apresentou, desde o dia 18 de setembro, 31 ambientes e segue aberta até o dia 17 de novembro no Clube Ítalo Brasileiro, na Ilha do Boi
Por Fernanda Drumond
Atualizado em 17 fev 2020, 16h28 - Publicado em 12 nov 2019, 15h42
1/8 Re.Canto (Do Eu) - Juliana Vervloet do Amaral, Roberta Toledo e Maria Tereza do Amaral Nader. Amplo, com 120 m², o espaço é um esconderijo descoberto. A generosa estante-painel, em MDF com madeiras de reflorestamento, integra nichos para livros e adega. No mobiliário, alguns destaques são as mesas Ameba, de Arthur Casas, e a poltrona em couro original da Lafer. A seleção de obras reúne criações de Raphael Bianco, José Bechara, Matias Mesquita, Adriana Eu, Thainan Castro, Fernando Augusto e Dionísio del Santo. (Felipe Araújo/CASACOR)
2/8 Studio Praiano - Vitor Cipriano e Claudete Lovati. A linda paisagem inspirou a escolha de madeira, pedra bruta e muita luz natural no espaço integrado de 130 m². Uma treliça de madeira emoldura todo o living, e a árvore nativa Pândanos engloba a sala de jantar. A mesa de jantar, inclusive, é um destaque à parte: feita com um tronco de madeira de demolição de quatro metros de comprimento, fossilizado com resina, executada pelo artesão Rusimar Brumol. Repare, ainda, na continuidade entre a cama e a mesa do escritório no mesmo móvel. (Felipe Araújo/CASACOR)
3/8 Studio 20 - Letícia Finamore. Menos excesso formal e mais essência na experiência, com um quê praiano. A moradia é entendida aqui lugar das relações com quem amamos e com a natureza. O projeto de 144 m² segue com linhas retas e traços clean, incorporando texturas como a do cimento queimado e da pedra, aplicada na própria marcenaria. Na sala, a laca fosca no painel complementa e dá leveza. No mobiliário e na iluminação, há vários lançamentos de Jader Almeida. (Felipe Araújo/CASACOR)
4/8 Casa da Ilha - Sérgio Palmeira. Quarto, sala, área gourmet e banheiro dividem os 300 m², com um envidraçamento que também revela a área externa e uma visão 180° da paisagem do Convento da Penha à Praia de Camburi. O projeto tem pegada contemporânea, e a tonalidade predominante é escura, em contraponto à claridade do local. Assim, o tom cinza do MDF vem na forração das paredes e tetos. Móveis italianos reafirmam a vocação luxuosa do espaço, junto com peças de design de Jader Almeida e Ronald Sasson. (Felipe Araújo/CASACOR)
5/8 Arena CASACOR - Alexandre Carvalho e Jéssica Martins. A dupla de arquitetos paulistas estreia com este ambiente de 470 m², com 20 m² de entrada, 290 m² de arena para palestras e 160 m² de jardim, pensados para favorecer o fluxo de pessoas e as conexões entre elas. A Casa de Vidro de Lina Bo Bardi foi importante fonte de inspiração, nas grandes aberturas que trazem o verde e a vista da cidade. O mobiliário moderno e composto de peças brasileiras, incluindo a poltrona laranja MP-97 e a MP-61 em preto e branco, de Percifal Lafer. (Felipe Araújo/CASACOR)
6/8 Lounge Sunset - Cyane Zoboli. A arquitetura se integra à paisagem e amplia o alcance da visão, sem perder o conforto de estar em casa. O ambiente de 130 m² emoldura a vista da baía de Vitória e aposta nos recursos naturais, como a madeira e o vidro que conferem simplicidade à estrutura. A ambientação projetada não veio ao acaso, destacando o uso de materiais rochosos, como granito e ardósia, e de madeiras para o deck e mobiliário. (Felipe Araújo/CASACOR)
7/8 Casa Urbana - Sergio Paulo Rabello. A casa de 110 m² abriga living, quarto, banheiro e hall. Tudo construído com vigas, pilares e telhas de liga metálica reaproveitada de uma siderúrgica. Grandes placas de mármore translúcido funcionam como revestimento e iluminam as paredes. Um guindaste ajudou na tarefa de dispor, chapa por chapa, o material do imóvel. Toda a madeira de forro do teto e da marcenaria também vem de reaproveitamento, enquanto os vidros são 100% recicláveis. (Felipe Araújo/CASACOR)
8/8 Suíte do Bebê - Lorena Nunes. As grávidas de primeira viagem são a inspiração, preferindo os móveis que acompanhem o desenvolvimento da criança. Por isso, seu projeto de 20 m² apresenta soluções pensadas para durar. Os móveis são adaptáveis, como o berço que se transforma em minicama e a marcenaria que pode assumir novas funções no futuro. O papel de parede maxi traz estampa exclusiva e já traz uma consciência ecológica, a ser cultivada desde cedo. (Felipe Araújo/CASACOR)
A CASACOR Espírito Santo chega a sua reta final. A mostra apresentou, desde o dia 18 de setembro, 31 ambientes e segue aberta até o dia 17 de novembro. Os 45 profissionais tiraram proveito de grandes aberturas e muito vidro para ampliar o alcance da visão na direção do mar da Ilha do Boi. A atmosfera praiana, não por acaso, é um dos pontos em comum entre os espaços.
O local-sede escolhido é o Clube Ítalo Brasileiro, no bairro Ilha do Boi, em Vitória. Por isso, a essência da Itália, referência mundial em design, cultura e culinária, também ganha diversas citações. A localização privilegiada, de frente para o mar, contribuiu ao mesmo tempo para conectar os projetos ao tema central de CASACOR este ano: o Planeta Casa, baseado na tendência de tornar cada lar um universo particular.
Selecionamos sete ambientes que se destacaram na mostra. Confira na galeria!
CASACOR Espírito Santo 2019
Quando?
De 18 de setembro a 17 de novembro
De terças às sexta-feiras, das 15h às 21h; Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 21h.
Continua após a publicidade
Onde?
Clube Ítalo Brasileiro
Rua Renato Nascimento Daher Carneiro, 1036 – Ilha do Boi, Vitória – ES