7 casas muito pequenas que desafiam as leis da arquitetura
Profissionais buscam cada vez mais atravessar as fronteiras da criatividade para projetar residências completas e confortáveis em áreas mínimas
Por Fernanda Drumond
Atualizado em 18 fev 2020, 07h52 - Publicado em 11 abr 2018, 15h41
(Divulgação/CASACOR)
1/7 Esta pequena casa, à beira de um lago, é um perfeito refúgio na natureza. A foto foi compartilhada pelo arquiteto Nildo José em seu Instagram: @nildojose_arquitetura (Reprodução/CASACOR)
2/7A residência espanhola foi projetada pelo escritório Ábaton, em Madrid, e é composta por uma estrutura de 27 m² com baixo custo que acomoda duas pessoas e pode ser transportada.(Divulgação/CASACOR)
3/7 O destino de Gorafe em Granada, Espanha, por suas condições adversas, foi a paisagem eleita para receber “La Casa del Desierto”. Um projeto de vidro construído pela OFIS arhitekti, com o objetivo de explorar técnicas estruturais ante condiciones extremas. (Divulgação/CASACOR)
4/7 Esta casa de troncos finlandesa da Honka, localizada em Hradištko, República Tcheca, foi projetada por Monom. (Tuomas Harjumaaskola ⠀/CASACOR)
5/7Projetada pelo arquiteto Yasuhiro Yamashita, esta micro casa japonesa resume com maestria o conceito de otimização do espaço. Localizada em uma esquina perto do centro de Tóquio, ela foi construída em um formato angular que lembra os tradicionais origamis, com direito a três andares distribuídos em um total de 44 m². (Divulgação/CASACOR)
6/7 A cabana em West Virginia, construída para ser o refúgio do fotógrafo Nick Olson e da designer Lilah Horwitz, possui uma fachada composta por portas e janelas antigas construída pelo próprio casal. (Divulgação/CASACOR)
7/7A Extension vB4, projetada pelo escritório dmvA, segue esse conceito. A casa original, localizada em Brecht, na Bélgica, precisava ser transformada em um refúgio de férias para os seus proprietários, que não se sentiam acolhidos pela estrutura em forma de 'A'. Para resolver o problema, o arquiteto Rini van Beek projetou uma extensão que não causaria impacto na paisagem local, mas que modificaria completamente toda a função das áreas internas da residência.(Divulgação/CASACOR)
Espaços cada vez mais reduzidos fazem parte da realidade das grandes cidades. A intensa urbanização reuniu nos grandes centros pessoas que passam menos tempo em casa, mas buscam conforto e praticidade. A medida que a população aumenta exponencialmente, as casas e apartamentos começam a diminuir, para dar conta do crescimento populacional. Isso porque, obviamente, quanto mais pessoas no mundo, menor o espaço disponível. O grande desafio de arquitetos e de decoradores da atualidade é pensar em espaços que comportem os moradores de forma confortável e com maior otimização de cada centímetro do local.
Mas como oferecer arquitetura de alta qualidade, funcionalidade e estilo em espaços diminutos? Profissionais buscam cada vez mais expandir os horizontes e atravessar as fronteiras da criatividade para projetar residências completas e confortáveis em áreas mínimas. Selecionamos sete projetos que desafiam as leis da arquitetura. Confira!