Feito lego: casas desmontáveis impressionam na CASACOR 2018
Com designs customizáveis, as construções modulares possuem uma execução com muito menos resíduo e desperdício de recursos
Por Fernanda Drumond
Atualizado em 17 fev 2020, 16h46 - Publicado em 14 nov 2018, 16h42
(André Nazareth/CASACOR)
1/6 Rio de Janeiro 2018. Loft Renault - InTown Arquitetura. Assinado por Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz, a sustentabilidade foi uma prioridade: o dúplex é itinerante, ou seja, pode ser transportado pronto para montar, o que gera menos resíduos. Além disso, grandes painéis oferecem ventilação cruzada que, junto de impermeabilização reflexiva na laje, reduzem a absorção de calor em até 90%. (André Nazareth/CASACOR)
2/6 São Paulo 2018. Loja CASACOR Duratex por Armazém do Marton - José Marton. A loja foi toda criada a partir de uma estrutura de madeira, que pode ser completamente desmontada e remontada em outro lugar. (Rafael Renzo/CASACOR)
3/6 São Paulo 2018. Cabana - Manarelli Guimarães. Pensando no desejo de trazer a natureza para dentro de casa, Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães projetaram uma casa de 60 m² que poderia estar tanto na praia quanto no campo, um refúgio contemporâneo de linguagem universal. Construída do zero em apenas 18 dias, a estrutura foi feita de aço, a partir do sistema steel frame, com gesso acartonado e telhas metálicas, constituindo uma obra limpa e sustentável. (MCA Estúdio/CASACOR)
4/6 São Paulo 2018. SysHaus - Arthur Casas. A tecnologia desenvolvida pelo profissional tornou possível erguer uma casa de alto padrão em menos de um mês, com resíduos e consumo de água praticamente zero. Cada parte do projeto foi pensada exclusivamente com base nas necessidades e especificações, de modo extremamente eficiente e funcional, sem entulho e com tempo de execução reduzido. A estrutura pode ser facilmente desmontada e remontada em outro local.(Divulgação/CASACOR)
5/6 Pernambuco 2018. Arena Arbor - Paulo Carvalho. A Arena possui um conceito vivo e vai além de apenas um espaço assinado: transforma-se em instalação arquitetônica e é um convite à experimentação e uso concreto do local. O ambiente é inspirado em uma árvore, representante do símbolo da vida, levando em consideração todas as suas faces: raiz, tronco, copa, flor e fruto. A estrutura desmontável agora passará a fazer parte do Jardim Botânico do Recife. (Divulgação/CASACOR)
6/6 Ribeirão Preto 2018. Loja - Supra Design. As estruturas da construção do espaço comercial foram pensadas de forma que todos os elementos possam ser desmontados e remontados em outro local, a fim de manter a permanência da arquitetura que segue viva e itinerante. (Felipe Araújo/CASACOR)
As casas modulares e pré-fabricadas já figuram no mercado da arquitetura há algumas décadas. As primeiras construções deste tipo datam da década de 1930, quando Jean Prouvé, um metalúrgico que produzia móveis art déco, começou a experimentar com estruturas arquitetônicas. As casas desmontáveis ficaram populares por terem construção rápida e com excelente custo-benefício.
Com o conceito de sustentabilidade em alta, a partir dos diagnósticos ambientais negativos sobre o planeta, estes métodos construtivos ganharam ainda mais expressão. Agora com designs customizáveis, as casas desmontáveis possuem uma execução com muito menos resíduo e desperdício de recursos, além de permitirem fácil manutenção e transporte para outros terrenos.
Na CASACOR 2018, tivemos diversos profissionais que apostaram nessas técnicas. Confira na galeria.