Maior ponte suspensa do mundo é inaugurada na Turquia
Com 4,6 km de extensão, a Ponte Çanakkale 1915 está localizada ao sul do Mar de Mármara, unindo a costa europeia e asiática da Turquia
![1915-canakkale-bridge-suspension-architecture-turkey_dezeen_1704_hero Ponte Çanakkale 1915; maior ponte suspensa do mundo; turquia; arquitetura](https://gutenberg.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/04/1915-canakkale-bridge-suspension-architecture-turkey_dezeen_1704_hero.png?w=1024)
A Ponte Çanakkale 1915 foi concluída na Turquia com uma extensão de 4,6 km, tornando-se a ponte suspensa mais longa do mundo.
Com o objetivo de conectar a costa europeia e asiática da Turquia, a ponte foi batizada em homenagem ao ano de uma importante vitória naval otomana contra os britânicos e os franceses durante a Primeira Guerra Mundial.
![1915-canakkale-bridge-suspension-architecture-turkey_dezeen_1704_col_1-852×639 Ponte Çanakkale 1915; maior ponte suspensa do mundo; turquia; arquitetura](https://gutenberg.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/04/1915-canakkale-bridge-suspension-architecture-turkey_dezeen_1704_col_1-852x639-1.jpg?quality=90&strip=info&w=852)
A Ponte Çanakkale de 1915 está localizada ao sul do Mar de Mármara. É esperado que ela transporte até 45.000 veículos em suas seis pistas diariamente e apoie tanto o turismo quanto a atividade comercial na região.
Enquanto o principal trabalho do projeto foi realizado pelo grupo de consultoria COWI, a equipe também incluiu as empresas de construção Daelim, Limak, SK e Yapi Merkezi.
![1915-canakkale-bridge-suspension-architecture-turkey_dezeen_1704_col_0-852×1136 Ponte Çanakkale 1915; maior ponte suspensa do mundo; turquia; arquitetura](https://gutenberg.casacor.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2022/04/1915-canakkale-bridge-suspension-architecture-turkey_dezeen_1704_col_0-852x1136-1.jpg?quality=90&strip=info&w=768)
De acordo com o COWI, a posição da ponte apresentou muitos desafios de projeto, incluindo ventos fortes e alta atividade sísmica. Ele atinge sua estabilidade aerodinâmica em parte por meio de uma viga de caixa dupla.
A folga entre a água e o convés foi projetada para acomodar navios porta-contêineres empilhados e navios de cruzeiro que precisam passar por baixo dele.