Obras de arte inspiram reflexões sobre o amor em tempos de pandemia
Para marcar o Dia dos Namorados, selecionamos algumas obras que fazem pensar sobre o amor em momentos de crise e insegurança da COVID-19
Por Cristina Bava
Atualizado em 12 jun 2020, 15h00 - Publicado em 12 jun 2020, 13h55
(Divulgação/CASACOR)
1/6 Leonilson - Pensamentos do Coração, 1988. Em quase todas as obras do artista há uma explosão de sentimentos. A forte carga autobiográfica e busca por representar as angústias do humano moderno sempre foi uma das principais abordagens das obras de Leonilson- artista seminal das artes no Brasil. (Divulgação/CASACOR)
2/6 Cildo Meireles - Coração Faquir 2, 1999. Em diversos de seus trabalhos Meireles alinha aspectos da arte conceitual a materiais corriqueiros, deslocados do uso cotidiano, Suas obras estão presentes nas mais importantes coleções públicas e privadas de arte mundo afora. (Galeria Steiner/CASACOR)
3/6 Sabrina Gevaerd - s/titulo, 2019. Artista e ilustradora brasileira, residente em Londres, Sabrina Gevaerd trabalha na fronteira entre vida e magia. Elementos que vão de feições femininas a animais fazem parte do repertório da jovem artista. (Divulgação/CASACOR)
4/6 Maria Nepomuceno - Aqui não existe dor”, 2019. Em seus trabalhos, a artista se dedica a construir verdadeiros “organismos”, são esculturas trançadas e tecidas com elementos da natureza e do artesanato. (Galeria Gentil Carioca/CASACOR)
5/6 Zine de Aline Lemos, 2020 - aquarela produzida pela artista e ilustradora para a exposição "Amor em tempos modernos" na Casa Fiat de Cultura em Belo Horizonte. (Divulgação/CASACOR)
6/6 Banksy - s/titulo 2020. Mais uma vez, o enigmático artista britânico espalhou o mistério. Em pleno Dia dos Namorados, fez uma provocação ácida ao dia oficial dos pombinhos. Ele pintou em Bristol, sua cidade natal na Inglaterra, um mural com uma garotinha lançando um projétil a partir de um estilingue em um ramo de flores vermelhas. (Divulgação/CASACOR)
A data, dedicada a todos os namoradxs, amantxs e apaixonadxs do Brasil, celebra um dos mais sagrados sentimentos: o amor em todas as suas formas. E para marcar o momento, selecionamos algumas obras de arte de diversos artistas e suportes ora sugeridos pela SP- Arte, ora sugeridos pelos artistas as imagens inspiram e suscitam a reflexão. São associações livres feitas por cores, formas e suportes sob o signo do coração, ou pela representação de afetos em diferentes formas, sejam clichês, românticas ou conflituosas. Confira!
Saiba logo no início da manhã as notícias mais importantes sobre a pandemia do coronavirus e seus desdobramentos. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Assinatura efetuada com sucesso!
Você receberá nossas newsletters pela manhã de segunda a sexta-feira.