Durabilidade, limpabilidade e manutenção são alguns dos fatores importantes que você deve levar em conta na hora de escolher o piso para sua garagem
Por Jéssica Michellin
Atualizado em 30 mar 2021, 14h49 - Publicado em 29 abr 2015, 17h24
(/)
1/20 A linha de pisos de concreto arquitetônico Crystalli Modular, da Castelatto, foi desenvolvida para áreas externas de tráfego intenso, como calçadas, garagens ou caminhos de acesso com muita leveza, resistência e durabilidade. (Divulgação/CASACOR)
2/20 Com bom custo-benefício, o piso de concreto arquitetônico Cristal Modular nas tonalidades cinza e rosso da Castelatto permite tráfego de veículos, possui característica antiderrapante e estética agradável por ressaltar o brilho dos pedriscos usados na composição. O piso é ideal para garagens também. (Divulgação/Inés Antich/CASACOR)
3/20 O piso de concreto arquitetônico da linha Inka da Castelatto, disponível na cor branca, é feita de concreto arquitetônico antiderrapante para áreas externas e é ideal para alto tráfego. Dispensa contrapiso e rejunte, facilitando a aplicação no ambiente. (Divulgação/Inés Antich/CASACOR)
4/20 Disponíveis nas cores canela, tabaco, cinza, chumbo, pórfido, macchiatto e fendi, as peças se complementam pela continuidade dos traços simétricos. Podem ser usadas no ambiente externo e interno. A peça, de cor fendi, faz parte da linha Lyon, de pisos de concreto arquitetônico, da Castelatto. (Divulgação/Inés Antich/CASACOR)
5/20 Indicado para áreas externas com grande permeabilidade, a linha Ekko Plus de pisos de concreto arquitetônico da Castelatto permite o armazenamento de água pelas peças. Dessa forma, a água fica armazenada por um período nas camadas de base e sub-base, que funcionam como reservatório e filtro, facilitando ainda mais sua chegada aos lençóis freáticos. Como resultado, contribui para a drenagem das águas pluviais para o subsolo, evitando o empoçamento da água e minimizando enchentes. Elas estão disponíveis em placas de 60 x 60 cm nas cores cinza, mesclado e rosso. (Divulgação/CASACOR)
6/20 No tom mesclado, esse piso de concreto arquitetônico faz parte da linha Ekko Plus da Castelatto e é indicada para áreas externas com grande permeabilidade, pois permite o armazenamento da chuva: a água fica armazenada por um período nas camadas de base e sub-base, que funcionam como reservatório e filtro, facilitando sua chegada aos lençóis freáticos. Como resultado, contribui para a drenagem das águas pluviais para o subsolo, evitando o empoçamento da água e minimizando enchentes. (Divulgação/CASACOR)
7/20 O piso de concreto arquitetônico da Castelatto é indicado para áreas externas com grande permeabilidade e permite o armazenamento da chuva: a água fica armazenada por um período nas camadas de base e sub-base, que funcionam como reservatório e filtro, facilitando ainda mais sua chegada aos lençóis freáticos. Como resultado, contribui para a drenagem das águas pluviais para o subsolo, evitando o empoçamento da água e minimizando enchentes. Elas estão disponíveis em placas de 60 x 60 cm nas cores cinza, mesclado e rosso (foto). (Divulgação/CASACOR)
8/20 A baixíssima porosidade, a alta resistência à manchas, a estabilidade dimensional e a elevada resistência à compressão fazem este piso da Dekton ser indicado para garagens. (Divulgação/CASACOR)
9/20 A baixíssima porosidade, a alta resistência à manchas, a estabilidade dimensional e a elevada resistência à compressão fazem este piso da Dekton ser indicado para garagens. (Divulgação/CASACOR)
10/20 A baixíssima porosidade, a alta resistência à manchas, a estabilidade dimensional e a elevada resistência à compressão fazem este piso da Dekton ser indicado para garagens. (Divulgação/CASACOR)
11/20 Fabricada pela Eliane Revestimentos, o porcelanato Iron Ext é resistente ao escorregamento, adequado para ambientes externos, e tem estilo rústico. (Divulgação/CASACOR)
12/20 Fabricada pela Eliane Revestimentos, o porcelanato é resistente ao escorregamento, adequado para ambientes externos, com relevo e estilo rústico. As tonalidades mais fortes e urbanas refletem a imponência e elegância bruta das pedras e o produto traz detalhes que se unem a tons neutros e atemporais. (Divulgação/CASACOR)
13/20 O porcelanato Reserva Natural, fabricado pela Eliane Revestimentos, é resistente ao escorregamento e adequado para ambientes externos, com relevo e estilo amadeirado. (Divulgação/CASACOR)
14/20 O porcelanato Polis White, da Eliane Revestimentos é resistente ao escorregamento, adequado para ambientes externos, com estilo cimento. (Divulgação/CASACOR)
15/20 A linha marmi clássico da Portobello traz um porcelanato esmaltado sustentável. As peças estão disponíveis nos tamanhos 20 x 120 cm. (Divulgação/CASACOR)
16/20 A linha marmi clássico da Portobello traz um porcelanato esmaltado sustentável. As peças estão disponíveis nos tamanhos 20 x 120 cm. (Divulgação/CASACOR)
17/20 A linha Reserva, da Portobello, também é indicada para garagem. Madeiras organizadas em grupos cromáticos fez surgir grupos de origens semelhantes que inspirou a empresa a fazer três mixes de madeiras. Esta peça faz parte da coleção Ardennes, que alude à uma uma reserva florestal imensa que vai da Bélgica a Luxemburgo de um lado, à Alemanha do outro. (Divulgação/CASACOR)
18/20 A linha Reserva, da Portobello, também é indicada para garagem. Madeiras organizadas em grupos cromáticos fez surgir grupos de origens semelhantes que inspirou a empresa a fazer três mixes de madeiras. Esta peça faz parte da coleção Jardim Botânico, que alude às cores mais intensas como as madeiras da Mata Atlântica. (Divulgação/CASACOR)
19/20 A peça de cerâmica Cimento Português, da ViaÁpia, é indicada para dependências residenciais, locais públicos com tráfego moderado e áreas internas de uso comercial. Elas estão disponíveis nos tamanho 57 x 57 cm. (Divulgação/CASACOR)
20/20 O porcelanato Duomo Grigio, fabricado pela ViaRosa, tem superfície lisa acetinada e aplicações de hematita, que reproduz micro grãos metálicos que brilham como pedras, reproduzindo a aparência do granilitti. As peças podem ser compradas nas cores Grigio, Cinza e Bege e no tamanho 57 x 57 cm. (Divulgação/CASACOR)
Escolher o piso mais adequado para os cômodos da casa é difícil, se considerarmos o número de variedades, modelos e especificações. Quando falamos em revestimentos para garagem, a tarefa se torna ainda mais complexa: é preciso considerar fatores como manutenção, durabilidade, facilidade de limpeza, resistência ao escorregamento e intensidade do fluxo de pessoas no local.
“Há uma variedade de materiais reproduzidos em porcelanato, como pedras, concretos, madeiras, entre outros, que podem ser utilizados. Geralmente a opção deve ser feita por um produto de grande formato, pois diminui a área de rejunte, que é sempre mais crítica quanto à limpabilidade”, explica Christiane Ferreira, gerente de marketing da Portobello. A escolha do piso também varia se a garagem for externa ou interna. Para os ambientes a céu aberto, o cuidado com o escorregamento deve ser aumentado, portanto, é preciso optar pelos pisos antiderrapantes. “Já que constantemente o piso estará exposto a sujidades mais intensas e agressivas, além da constante exposição a água, o cuidado e a resistência ao escorregamento deve ser aumentado quando comparado à garagem coberta”, conta Anderson Eziquiel Patricio, coordenador da Garantia da Qualidade da Eliane Revestimento. Produtos acetinados também são boas opções quando o assunto é garagem. ” A sujeira dos pneus pode riscar a cerâmica com brilho, gerando um desgaste prematuro do esmalte da superfície”, explica o gerente de marketing do Grupo Lef, Eduardo Scoco.
Escolhido o piso, há ainda os cuidados relacionados à manutenção. Se ele for de cerâmica, a limpeza precisa ser feita com vassoura, água e detergente neutro. “Nunca deve ser utilizado produtos à base de ácido fluorídrico, pois eles danificam a superfície vidrada do piso de maneira irreversível”, lembra Fernando Gabardo, da Incepa. Na galeria acima, separamos 24 pisos para garagem.