Enquete: qual seu projeto favorito do Janelas CASACOR Ceará?
Durante um mês de exposição, o Janelas CASACOR Ceará tomou conta da Praia do Mucuripe com 13 contêineres destinados ao novo morar
Por Giovanna Jarandilha
Atualizado em 27 nov 2020, 10h06 - Publicado em 23 nov 2020, 13h15
1/13 Saleta da Família - André Monte. A busca pelo conhecimento de quem nós somos passa pelos espaços que habitamos e pelos objetos que usamos dentro deles. A nova moradia brasileira é assim, cheia de história, afeto e muita sensibilidade. Por isso, o ambiente deseja celebrar o estar em casa e em família. A saleta, aconchegante, pode ser usada nos melhores dias. (Esdras Guimarães/CASACOR)
2/13 Sabores da Vida - Beatriz Miranda. O ambiente traz a proposta de um novo olhar para a cozinha, um lugar que vai além do preparo de alimentos. Como coração do lar, pulsa convivência, experiências e união familiar. O design se faz presente com uma generosa estante, que dispõe objetos pessoais e de cozinha e que, ao mesmo tempo, abraça a geladeira, a bancada da pia e o cantinho de refeições. (Esdras Guimarães/CASACOR)
3/13 Banheiro Deca - Erico Monteiro. Um espaço inspirado e criado na liberdade pessoal. O Banheiro DECA é livre de amarras sociais e, assim, torna-se um ambiente sem gênero. O projeto foi pensado para diferentes cenários; o importante é, acima de tudo, o conforto e a tranquilidade – tão marcantes e característicos que pode transformar o local em um “banheiro office”. (Esdras Guimarães/CASACOR)
4/13 Cabana ao Vento - Brenda Rolim. Uma moradia compacta, funcional e portátil, pensada para ser uma unidade de hospedagem móvel para o setor de hotelaria da região, que recebe turistas esportivos para a prática de kitesurf. A proposta do ambiente é um modelo de hotelaria econômico e eficiente, graças à sua mobilidade, atendendo ao programa de necessidades de uma casa. (Esdras Guimarães/CASACOR)
5/13 Lounge Sensações - Claryanne Aguiar. O ambiente tem como proposta levar, para dentro de casa, o prazer de uma praia, sem perder os elementos necessários para um espaço de integração, com tudo que um espaço convencional possui. A areia tem o objetivo de proporcionar uma sensação de liberdade e tornar o espaço ainda mais agradável. (Esdras Guimarães/CASACOR)
6/13 Casa Nica - Ramiro Mendes. A jangada, a realidade de quem vive do mar e o uru, é o ponto de partida do designer de interiores para a criação de uma sala de refeições que combine com o momento atual. A ideia é receber um chef em casa, reunir grupos pequenos de amigos, pessoas próximas e familiares e desfrutar de bons momentos no próprio lar. (Esdras Guimarães/CASACOR)
7/13 Quarteiner Mucuripe - Marçal Barros. O partido do projeto foi de um quarto confortável e aconchegante, usando a estrutura crua do contêiner, com piso de porcelanato em tom de cimento queimado. Os móveis, planejados, são em tons de cinza e cappuccino, com portas personalizadas e gavetas em couro natural, especialmente projetados para o Janelas CASACOR Ceará. (Esdras Guimarães/CASACOR)
8/13 Riquezas do Mar Espaço Sebrae - Karmilse Marinho e Nicole Marinho. O “Riquezas do Mar” apresenta alguns tesouros do litoral cearense: o kitesurf, os frutos do mar e o turismo. Visando acolher, informar e conectar empreendedores do mundo inteiro, o projeto une, em um só lugar, guarderia para os amantes de kitesurf, espaço de apoio para pescadores e hub para pessoas que buscam oportunidades de negócios. (Esdras Guimarães/CASACOR)
9/13 Ateliê do Design - Dora Coelho. O espaço retrata o processo criativo das diversas linguagens do design através da exposição de produtos e também de ferramentas, croquis e outros elementos referentes ao processo de criação do designer, com a exposição de projetos gráficos, de moda e de produto, representando a diversidade do design cearense. (Esdras Guimarães/CASACOR)
10/13 Estar de Bem - Maria José Lopes. O espaço pode ser interpretado com uma varanda ou um living de um pequeno apartamento, que proporciona, a sensação de “estar”: feliz, bem, em paz com a vida. Conforto, aconchego e afetividade são trabalhados pela arquiteta por meio de retratos e livros e a natureza marcante da área externa. (Esdras Guimarães/CASACOR)
11/13 Sala do Empreendedor - Racine Mourão. O ambiente foi pensado para vivenciar o momento de pandemia sob outra perspectiva. Uma caixa de madeira envolve o espaço e cria uma atmosfera de aconchego. Seu habitante pode estar relaxado em uma chaise, fazendo uma leitura, em uma poltrona assinada por Sérgio Rodrigues, ou se preferir, acomodado ao lado de um laptop, conectado ao mundo. (Esdras Guimarães/CASACOR)
12/13 Varanda Desassossego - Ney Filho. A varanda do desassossego é um projeto muito íntimo. Retrata o tempo e sua observação em relação ao mundo. Isso numa ótica junto à mãe do arquiteto, uma artesã sensível e colorida. Olhar para o outro, ver o tempo passar. Reconhecer suas raízes e origens numa visão carinhosa e cautelosa. (Esdras Guimarães/CASACOR)
13/13 Box 2020 - Kel Oliveira. O desafio do trabalho remoto, protagonista do momento atual, é o ponto de partida para o ambiente Box 2020. Pela visão da arquiteta, o home office, neste cenário, busca atrelar produtividade sem abrir mão do conforto e da comodidade de se estar em casa, de forma inovadora e proativa. (Esdras Guimarães/CASACOR)
Durante um mês de exibição, o Janelas CASACORCeará tomou a avenida Beira Mar de Fortaleza com 13 projetos de contêineres destinados ao novo morar. Em uma edição equilibrada, que trouxe a força do artesanato regional ao lado de peças de design assinado, a exposição ainda pode ser visitada pessoalmente na Praia de Mucuripe, até 25 de novembro, ou através do tour virtual no site do Janelas CASACOR.
Arte, design e afeto: assim pode-se resumir o sucesso da edição, que reuniu nomes como Ramiro Mendes, Ney Filho e Brenda Rolim. Relembre na galeria todos os projetos criados para a exposição e vote abaixo em seu favorito!
Sobre o Janelas CASACOR
–(Divulgação/CASACOR)
Continua após a publicidade
A exposição Janelas CASACOR é uma iniciativa da CASACOR que surgiu como resposta à crise de saúde pública, provocada pela pandemia da COVID-19. O projeto transformou as inquietações deste momento em vitrines que refletem o formato da casa pós-pandemia e apontam as tendências do novo morar.
O resultado desse exercício criativo está exibido em 10 cidades brasileiras sob o formato de contêineres – reafirmando a política sustentável da CASACOR e, ao mesmo tempo, promovendo uma exposição inclusiva, gratuita e segura; integrando a comunidade de apaixonados pelo universo da casa e levando inspiração à lugares inéditos de norte a sul do país.
Além da exposição física, é possível acessar todos os espaços por meio do o site janelascasacor.com.br. Por meio desta janela, é possível navegar e explorar cada detalhe desses inovadores projetos. As ideias e o processo criativo executados pelos autores dos projetos estão sendo contadas em uma série de vídeo entrevistas no YouTube e IGTV oficiais da CASACOR.
Você quer receber mais notícias sobre arquitetura, arte, design e paisagismo? Assine a Newsletter!
Assinatura efetuada com sucesso!
Você receberá nossas newsletters pela manhã de segunda a sexta-feira.