Os 6 quartos mais aconchegantes da CASACOR São Paulo 2019
O conforto é uma das premissas que guiam o morar contemporâneo, voltado às novas necessidades. Conheça quais são os ambientes que traduzem este conceito!
Por Giovanna Jarandilha
Atualizado em 17 fev 2020, 16h33 - Publicado em 5 ago 2019, 14h48
–(Favaro Jr/CASACOR)
Materiais naturais, abundância de plantas e tonalidades claras: o morar contemporâneo revê o design tradicional, em um encontro que renova conceitos em função da praticidade do cotidiano.
O quarto é o espaço mais pessoal e reservado da casa – quase um santuário da introspecção. Para o novo morar, o design do quarto não só deve traduzir a personalidade do morador, mas também deve permitir que o olhar descanse e dar uma sensação de familiaridade.
Dessas prioridades, a CASACOR São Paulo 2019 extraiu as melhores tendências para aplicar aos 75 ambientes que integraram a mostra. Texturas que brincam com os sentidos e o reestabelecimento do contato com a natureza são algumas das linhas mestras que conduziram projetos confortáveis e próximos, que poderiam ser reproduzidos dentro de nossas próprias casas.
Selecionamos seis quartos que se destacam pelo aconchego de suas composições. Confira!
Continua após a publicidade
1/6 Casa Moysés - TriART Arquitetura. Elemento-chave do projeto, a biriba é um tipo de madeira retorcida que une visualmente a Casa Moysés. O design leva referências modernistas, de linguagem limpa e linhas retas, em destaque para o quarto, onde o contraste entre o tom escuro do material e os neutros que vestem a cama se concretiza. A coluna de espelhos confere uma sofisticação imediata, sem comprometer o caráter simples do ambiente – seu principal atrativo. (Renato Navarro/CASACOR)
2/6 Suíte Blush - Bruno Carvalho. Estilos variados conversam entre si na suíte: rústico, art déco, contemporâneo e clássico. As texturas e os materiais são essenciais para garantir o apelo sensorial e acolhedor do projeto. Os tons predominantes – bege, cinza e rosê – acalmam o olhar e formam a superfície perfeita para a composição ser feita. Peças de coleção e design assinado dão o tom requintado do espaço. (Favaro Jr/CASACOR)
3/6 Estúdio Plural - Fernando Piva. Funcionalidade e conforto foram as premissas para a criação do projeto, que tomou o bem-estar como palavra de ordem. Materiais que trazem a sensação de refúgio e estimulam o contato predominaram no quarto, que manteve a proposta de ser real, ainda que exclusivo para descansar, relaxar e dormir, deixando aos outros ambientes as demais funções. Em contemplação das novas formas de morar, o projeto conta com materiais naturais em madeira, palhinha e tecidos em tricô para aproximar e ativar as memórias afetivas. (Renato Navarro/CASACOR)
4/6 Casa Dendê Duratex - Nildo José. Em duas oportunidades, o muxarabi reaparece para orientar a composição da casa: na cozinha e no banheiro da suíte. O material é tradicional da Bahia, e permite que o ambiente seja ventilado e a luz peneirada em função das altas temperaturas. O contraste também ganha destaque, devido ao painel de madeira escura que reveste uma das paredes laterais e o teto. As outras tonalidades transitam entre o branco e o linho, apenas dividindo cena com o cimento queimado das paredes, que faz referência ao estilo leve e simples das casas de praia baianas. (Denilson Machado/CASACOR)
5/6 Casa Lite - Duda Porto. Os revestimentos amadeirados aquecem todos os ambientes da casa, que conta com sistema lite – baseado em uma arquitetura de planejamento e eficiência, em que cada detalhe é pensado para o melhor aproveitamento de material, transporte, integração entre o homem, a arquitetura e o espaço a seu redor. Na área íntima, uma parede de pedra natural divide espaço com a madeira. As grandes esquadrias e portas camarão com muxarabi permitem a entrada de luz natural e a ventilação cruzada, diminuindo a necessidade de condicionadores de ar. (Salvador Cordaro/CASACOR)
6/6Casa das Sibipirunas - Otto Felix. As vigas metálicas são o ponto de partida e de chegada da casa. Elas formam uma estrutura aberta e permeável, apenas fechada por vidro, que conduzem a luz natural e desenham os espaços de diferentes formas ao longo do dia. O mármore travertino romano é outro destaque do projeto. A pedra é matéria-prima da bancada da cozinha e do banheiro da suíte, que segue um conceito de ruína, com as divisórias facetadas que emergem do chão de modo orgânico. A máster suíte ainda conta com peças de design autoral, como a cabeceira e a base da cama. (Denilson Machado/CASACOR)