Primavera e verão: veja as 20 mais belas piscinas da Architectural Digest
Com um arquivo de conteúdo centenário, a Architectural Digest fez uma seleção das mais luxuosas, elegantes e exuberantes piscinas de seu acervo
Por Redação
Atualizado em 5 out 2020, 22h30 - Publicado em 5 out 2020, 18h25
(Eric Piasecki para Architectural Digest/CASACOR)
1/20 O designer Ken Fulk e o arquiteto Víctor Legorreta, criaram uma piscina no México em que os limites entre a água e o oceano se misturam. Fulk escreveu na época: “Quando você olha para o grande espelho d'água do pátio central, uma plataforma hidráulica se eleva com o toque de um botão para acomodar uma mesa de jantar e cadeiras”. (Douglas Friedman para Architectural Digest/CASACOR)
2/20 Mario Buatta era o decorador de confiança de Hilary e Wilbur Ross, projetando casas para o casal nos Hamptons e Palm Beach. Embora Buatta possa não ter sido responsável pelo deck da piscina visto aqui, ele criou as almofadas de praia rosa e brancas personalizadas vistas em esta propriedade de Ross. As chaise longues retratadas acima são da Michael Taylor Designs. (Eric Piasecki para Architectural Digest/CASACOR)
3/20 Esta casa foi projetada pelo arquiteto Frances Merrill. As áreas externas possuem uma mistura viva e rica de cores e texturas. A piscina é cercada por poltronas de bambu e carvalho além de um jardim que mistura estilo japonês e plantas da Califórnia. (Laure Joliet para Architectural Digest/CASACOR)
4/20 Esta casa é a versão restaurada de uma construção do século 19, em Bridgehampton, Nova York. Perto da piscina, fica um jardim de vegetais e ervas. A regra da casa? “O que eles plantam, eles comem”, diz a mãe sobre suas duas filhas, que também podem vender seus produtos se quiserem. (Paul Raeside para Architectural Digest/CASACOR)
5/20 Esta piscina é um verdadeiro oásis em meio ao calor do Novo México. A exuberante vegetação ao redor e a sua coloração sépia-turquesa sugere uma influência marroquina. O trampolim oferece o local perfeito para admirar as estruturas arquitetônicas em tons de terra, como uma fonte de querubim inspirada nos clássicos jardins europeus. (Robert Reck para Architectural Digest/CASACOR)
6/20 A dupla de designers Nate Berkus e Jeremiah Brent criaram esta piscina para sua residência em Los Angeles. A estrutura foi pintada no alabastro de Benjamin Moore; suas luzes pendentes foram fornecidas pela RH. Quanto aos móveis, as cadeiras são achados vintage de Kreiss e a variedade de travesseiros é da Pottery Barn. (Douglas Friedman para Architectural Digest/CASACOR)
7/20 Esta piscina fica em San Miguel de Allende, no México. Ela pertence à designer Michelle Nussbaumer e é produto de um grande esforço de restauração. Pingentes em forma de estrela e samambaias criam uma atmosfera romântica mas também melancólica. (Douglas Friedman para Architectural Digest/CASACOR)
8/20 No famoso Es Saadi Gardens & Resort, 10 vilas separadas - cada uma com sua própria piscina aquecida - proporcionam 10 lugares de destaque para se hospedar. A fotografia é da piscina privativa da Villa Persa, que está localizada no meio da área de jardim da propriedade. Tadelakt, um gesso tradicional marroquino, é um material azul claro levemente reflexivo que combina facilmente com a água ao redor da casa. (Marina Faust para Architectural Digest/CASACOR)
9/20 A paisagem ao fundo desta piscina é a Serra dos Três Picos, no Rio de Janeiro.Os belos azuis da água e da piscina são rivalizados apenas pela cozinha de Carlos Souza, o proprietário da casa, que apresenta uma paleta de cores própria semelhante, embora mais ensolarada. (Oberto Gili para Architectural Digest/CASACOR)
10/20 Também localizada nos Hamptons, no East End da ilha, está a casa de Juan Montoya. Com arquitetura clássica e exuberantes hortênsias, ela traduz o charme do verão da Costa Leste. Clematis e glicínias foram plantadas para crescer na pérgula, e uma variedade de outras espécies verdes foram plantadas nas proximidades. A luz pendente é de Robert Altman, criada nos anos 1960. (Bjorn Wallander para Architectural Digest/CASACOR)
11/20 Para criar esta casa na encosta de Austin, o Flato Architects se uniu a Terry Hunziker para construir uma casa minimalista. A piscina olímpica, vista aqui, é cercada por calcário e gramados. Não muito longe fica um gramado, um terraço com sombra de pérgola e um punhado de carvalhos. (Pieter Estersohn para Architectural Digest/CASACOR)
12/20 Piscinas no interior tendem a ter uma má reputação, mas este exemplo acaba com esse paradigma. Localizada na casa do designer Muriel Brandolini em Hampton Bays, Nova York, as paredes de vidro dobráveis do chão ao teto desta piscina deixam entrar a brisa do mar. E quando chegam os meses de inverno, a piscina ainda está pronta para a ação. (Bjorn Wallander para Architectural Digest/CASACOR)
13/20 Esta sofisticada casa pertence ao astro do beisebol, Alex Rodriguez. Apesar de ser conhecido como um astro dos Yankees, time de Nova York, a residência fica bem longe de Manhattan, na Flórida. Ela foi capa da Architectural Digest no início do verão norte-americano. (Bjorn Wallander para Architectural Digest/CASACOR)
14/20 Esta piscina fica na suntuosa Villa Cetinale, uma propriedade na Toscana do século 17. Ela é cercada por paredes de pedra e conta com uma vista de tirar o fôlego para uma paisagem idílica da Itália central. (Oberto Gili para Architectural Digest/CASACOR)
15/20 A piscina da fotografia pertenceu à designer Liz Claiborne e foi originalmente apresentada na edição de agosto de 2004 da revista. No topo de uma colina, a casa de concreto foi projetada pelo Studio MORSA e o arquiteto local Pierre Monsaingeon. Além de suas exuberantes plantações próximas, a piscina apresentava uma ponte sobre a qual os hóspedes podiam entrar e sair de casa. (Buck Bruce para Architectural Digest/CASACOR)
16/20 O artista francês Guy de Rougemont incluiu uma de suas esculturas bem no centro de sua piscina no Sul da França. Ela fica em pátio cercado por um belo jardim, bem na frente da residência. (Ambroise Tezenas para Architectural Digest/CASACOR)
17/20 Cercada por jardins exuberantes, esta piscina pertence ao artista Jorge Pardo e fica em Mérida, México. No projeto, o exterior é tão fundamental quanto o exterior, portanto, é possível acessar a piscina pela própria sala. (Jason Schmidt para Architectural Digest/CASACOR)
18/20 Quando se trata de representações pictóricas de piscinas, é quase impossível evitar a menção ao grande artista britânico David Hockney. Para sua edição de abril de 1983, Architectural Digest visitou a casa do pintor, que é famosa por ter não apenas uma piscina, mas um piso de piscina pintado pelo próprio artista. (Mary E. Nichols para Architectural Digest/CASACOR)
19/20 Rodeada por um mural pintado à mão e sombras de bambu, a piscina assinada pelo Studio Peregalli parece uma caixa de jóias. Ela fica em um retiro da Baviera, em uma casa tradicional alemã. Uma escultura do início do século 19, de Antonio Canova, contempla-a da borda. (Robert Rieger para Architectural Digest/CASACOR)
20/20 Este extenso complexo do Maine na ilha de Mount Desert é chamado de Rockridge. A piscina da propriedade, rodeada por flores, foi projetada para se parecer com a forma orgânica de um lago. Perto dali, o deck protegido de uma casa com piscina contém cadeiras e sofás de vime para se sentar enquanto aprecia a vista. (Brian Vanden Brink para Architectural Digest/CASACOR)
Com uma primavera atipicamente quente, e as praias indisponíveis, por causa do distanciamento social, uma piscina pode ser o desejo de muitos. E isso não é de hoje. Piscinas e salas de banho existem desde da Antiguidade, ganhando importância social na Grécia e Roma antiga como local de convívio e símbolo de status. No mundo contemporâneo, elas são ambientes de convivência, geralmente acompanhados de jardins, locais para fazer refeições e até mesmo integradas nos interiores.
A Architectural Digest – uma das mais tradicionais publicações de arquitetura e design do mundo, com um século de história – selecionou, dentre seu vasto arquivo as 20 mais impressionantes e luxuosas piscinas ao redor do mundo. Confira-as na galeria acima!