Dinbox traz peças que reproduzem sensações afetivas de designers
O lançamento da série limitada aconteceu no dia 14 de agosto, durante o Design Weekend, na Marché Art de Vie
Por Camila Boni
Atualizado em 8 dez 2017, 14h40 - Publicado em 25 ago 2015, 15h22
Dinbox é um projeto que surgiu da união de sentimentos e emoções, em que a ideia principal é a elaboração de pequenas esculturas que remetem a memórias afetivas. Criadas por nove designers como Zanini de Zanine, Paulo Alves, Carol Gay, Rodrigo Almeida, Flávio Franco, Luia Mantelli, Domingos Tótora, Renata Moura e Ronald Sasson, as peças ficam dentro de pequenas caixas colecionadoras. Os objetos de arte-design são feitos por diversos tipos de materiais, como madeiras maciças, multilâminados, metais, metacrilato e cristais, sendo que cada linha contará com 30 exemplares. “Houve uma grande liberdade. Os trabalhos, inclusive, poderiam ser pensados para ficarem expostos dentro das caixas ou serem utilitários depois de adquiridos. Cada designer trouxe sua ideia e todas se revelaram um pouco de design, um pouco de arte” explica Ronald Sasson, um dos convidados a participar do Dinbox. A exposição do projeto continua na Marché Art de Vie.
1/6 TREE OF LIFE foi à sombra de uma árvore que o designer Paulo Alves passou parte da infância. E da natureza, mais precisamente a madeira, vem a sua principal matéria-prima ao longo da carreira. Segundo Alves, mais do que um material, a árvore segue, até os dias de hoje, como uma das principais inspirações de formas para os desenhos. A peça é feita com madeira mogno de vigas de demolição e mede 20cm L x 22cm A x 5cm P. (Divulgação/CASACOR)
2/6 A peça CITY PENCIL propõe a dinâmica de uma cidade onde os “prédios” são formados por lápis. Estes, que podem ter posições modificadas conforme a sensibilidade do observador. Chama a atenção, conforme explica Franco, o jogo de luz e sombra impresso pelos edifícios sobre as “ruas”. O designer Flávio Franco usou a madeira cipreste como material. O objeto mede 19cmx19cmx18cm. (Divulgação/CASACOR)
3/6 O IPÊRULITO é uma fusão entre um dos itens mais presente na infância, o pirulito, com a madeira ipê forma a lúdica série Ipêrulito, com a madeira ipê Tabaco caracterizando a parte doce e a madeira cipreste o palito de sustentação. Assinada pelo designer Zanini de Zanine, a peça é feita de madeira ipê e cipreste e mede 12cm de diâmetro por 16cm de altura. (Divulgação/CASACOR)
4/6 A peça CACTUS é inspirada na espécie “que a tudo resiste” sem perder a elegância. Para suavizar os espinhos, única defesa da planta que segundo o autor tanto o intriga, foram eleitos materiais como latão, cobre e inox. O objeto, assinado por Ronald Sasson, é feito de madeira maciça com pinos de latão, cobre e inox e mede 16cm de altura por 18cm de altura. (Divulgação/CASACOR)
5/6 O objeto assinado pelo designer Luia Mantelli é feito de madeira jequitibá com tingimento em imbuia e folhada a ouro. Ele é a extensão de uma linha de mobiliário já assinada pelo autor, a peça POMBAL brinca com a lúdica rotina nas casas do interior do Rio Grande do Sul. Mais precisamente da avó, matriarca da família. O pouso da pomba, segundo Luia, representa “o coletivo e a união de força e ideias”. A peça mede18cm x 18cm x 24cm. (Divulgação/CASACOR)
6/6 O PULSE significa lembranças do trabalho do pai cardiologista voltaram à cena na peça em cristal e cobre. O fascínio pelo órgão, presente em maquetes 3D e monitores, também é estendido à sua interpretação do povo brasileiro. “Uma quebra de barreiras culturais e sociais ao redor do mundo quando movidos pela emoção”. Desenhada por Carol Gay, a peça é feira de vidro cristal soprado e cobre, e mede 18cm x 18cm x18cm. (Divulgação/CASACOR)
É possível encontrar o Dinbox nos endereços abaixo:
Marché Art de Vie – Alameda Gabriel Monteiro d Silva, 1606 – São Paulo
Stampa – Av. Des. Santos Neves, 25 Vitória/ES (Loja)
Continua após a publicidade
Fábio Pena Cal Galeria de Arte – Alameda das Espatódias, 479 – Salvador/BA (Galeria)
Casiere – Rua Silva Jardim, 299 – Porto Alegre/RS (Loja)