8 dicas para cultivar uma horta dentro de casa

Além de ideias para decoração, a CASA COR traz em meio aos ambientes soluções para todo um jeito de morar

Por Alex Alcantara
Atualizado em 27 jan 2019, 16h33 - Publicado em 27 jan 2016, 16h49

A CASA COR 2015 de todas as regiões do Brasil estavam recheadas de grandes novidades e soluções para o dia a dia dos moradores que visitaram as edições da mostra. E, além das ideias para decoração, muitos profissionais trouxeram soluções para tarefas e hobbies diários, e um deles, bastante presente nos espaços, era o cultivo de horta dentro de casa, que prezava por um estilo de vida mais natural e saudável.

8 dicas para cultivar uma horta dentro de casa

Essa preocupação com a alimentação correta esteve presente no Meu Loft, dos arquitetos Marila Filártiga e Beto Gebara na CASA COR Santa Catarina 2015. A dupla levou para o espaço um eletrodoméstico que permite o cultivo de vegetais orgânicos e naturais. O chamado Plantário possui pequenas dimensões, 45 cm de largura, 49 cm de profundidade e 73 cm de altura, que pode ser instalado em pequenas residências e permite o cultivo de até nove espécies, em vasos individuais. Tem também sistema próprio de irrigação, iluminação e ventilação.

8 dicas para cultivar uma horta dentro de casa

Já na Cozinha Gourmet, da CASA COR Minas 2015, assinada por Nathália Otoni e Luciana Dias de Araújo, da Óbvio Arquitetura, o grande destaque foi uma horta vertical que além de garantir o preparo de uma refeição saudável e saborosa, com hortaliças e temperos naturais, é uma ótima pedida para ambientes com pouco espaço.

Continua após a publicidade

8 dicas para cultivar uma horta dentro de casa

Patricia Martinez, que assinou o Lagom na CASA COR São Paulo 2015, inovou e levou uma estrutura metálica com cachepôs para o seu ambiente que foi usado para comportar uma horta. A Horta Estante, que também pode funcionar como jardim, é perfeita para espaços pequenos e vai bem em cozinhas, espaço gourmet, áreas de churrasqueira, em varandas e sacadas. A manutenção é muito simples de ser realizada: basta colocar água diariamente e uma vez por semana, colocar adubo.

E a profissional da mostra paulista convidou a paisagista Clariça Lima para compartilhar algumas dicas para quem deseja ter também uma hortinha em casa.

Continua após a publicidade

Qual o espaço ideal para se ter uma horta em casa? Um local próximo a cozinha, pode ser uma varanda, por exemplo.

Quais são as plantas indicadas? Todos os temperos: alecrim, manjericão e folhas.

Precisa de adubo ou algum outro item? Não indico adubo. Sugiro utilizar substrato (suporte para as raízes das mudas), trocando com frequência as hortaliças, garantindo o sabor e a qualidade.

Continua após a publicidade

Precisa ter vaso? A pessoa pode adaptar de acordo com o espaço disponível, caso opte pelo vaso, sugiro utilizar divisórias para separar os temperos respeitando o espaço de cada um, cachepô também é uma boa opção.

Como deve ser feita a irrigação? Uma ou duas vezes por semana. A quantidade deve variar de acordo com o tamanho do vaso. Colocar o dedo na terra e sentir se esta encharcada ou seca é uma outra dica.

Quais os benefícios de se ter uma horta em casa? Temperos frescos, sem agrotóxico que proporcionam uma alimentação mais saudável por serem ricos em nutrientes.

Continua após a publicidade

Como deve ser o clima? Meia sombra

Após montada a horta, quais são os cuidados necessários? Irrigar, trocar as hortaliças a cada dois ou três meses, mantendo sempre frescas e bonitas.

Quais outras dicas são importantes para quem quer ter uma horta ou já possui uma? Pesquisar o lugar ideal para fazer a horta, mantendo sempre próxima a cozinha.

Publicidade