Amsterdã se ilumina para o Natal com Festival das Luzes
O Amsterdam Light Festival está em sua sétima edição e traz 30 intervenções luminotécnicas assinadas por artistas, arquitetos e designers do mundo todo
Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 17 fev 2020, 16h44 - Publicado em 13 dez 2018, 16h09
(Reprodução/CASACOR)
1/4 Light a Wish (Acenda um pedido) - O OGE Group é formado por uma artista israelense e um artista alemão. Inspirados pela superstição de que é possível realizar um desejo assoprando dentes de leão, os profissionais criaram 20 versões de 2 m da semente para ficarem suspensas sobre o canal. (Reprodução/CASACOR)
2/4 Starry Night (Noite Estrelada) - A arquiteta Ivana Jelic e o engenheiro Pavle Petrovic decidiram tentar recriar, artificialmente, o brilho do céu estrelado que inspirou Van Gogh a criar sua icônica pintura. (Reprodução/CASACOR)
3/4 Desire (Desejo) - Composto de arquitetos, designers e artistas, o UxU Studio é um coletivo de Taiwan, que busca arriscar e experimentar com suas obras. A instalação Desire muda dependendo do ângulo que é observada: as vezes é um coração, as vezes é um lábio. (Reprodução/CASACOR)
4/4 Two Lamps (Duas Luminárias) - O artista holandês Jeroen Henneman criou sua luminária especialmente para a sétima edição do festival. Foram produzidas 65 cópias feitas manualmente e duas versões gigantes para serem expostas na beira de um dos canais de Amsterdã. (Reprodução/CASACOR)
Tradicionalmente, nos invernos, Amsterdã, na Holanda, ilumina-se com os trabalhos de artistas do mundo todo no Amsterdam Light Festival. Os profissionais enviam propostas de projetos luminotécnicos para os curadores, ainda no início do ano, e o comitê de seleção escolhe as 30 obras que ocuparão as ruas e os canais da cidade. A edição 2018/2019 ocorre entre 29 de novembro de 2018 e 20 de janeiro de 2019, e já teve a presença de grandes nomes como Ai Weiwei.
O tema deste ano é O Meio é a Mensagem, uma célebre declaração do cientista canadense Marshall McLuhan. O objetivo é explorar o papel da luz na transmissão de uma mensagem, sendo a própria Amsterdã um meio de contar histórias. Os visitantes podem aproveitar as obras em tours guiados em barcos ou a pé.