CASACOR SC 2017: 8 ambientes com elementos originais do casarão
A mostra acontece no Asylo de Orphãs São Vicente Irmandade do Divino Espírito Santo, um imóvel de 1773 tombado pelo Município
Por Fernanda Drumond
Atualizado em 28 nov 2017, 16h29 - Publicado em 5 out 2017, 15h37
1/8Uma Sala para Todos - Rosane Girardi e Alcides Theiss. Da antiga sala de visitas, foram conservados o teto e o piso em madeira natural. Para contrastar, o ambiente foi concebido na cartela de cinzas e off-whites. O balanço e sofá modular de linhas retas, que pode ser desconstruído, sugere diferentes formas de vivenciar o espaço.(Mariana Boro/CASACOR)
2/8Sala de Estar e Jantar “Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim...” - Marcelo Salum. O espaço de 90 m² foi criado para a família que tem uma forte conexão com o mar. As paredes foram desgastadas em alguns pontos, suas camadas de pintura antiga foram reveladas e contracenam com revestimentos 3D. Forro e piso também foram restaurados. (Lio Simas/CASACOR)
3/8Suíte de Praia - Priscila Koch. Bem ao estilo “manezinho da Ilha”, o ambiente traz a natureza para o dia a dia. O conceito é aberto, inspirado nos lofts, integrando closet e sala de banho. Paredes e teto vêm com textura de concreto, enquanto o piso em madeira foi conservado.(Lio Simas/CASACOR)
4/8Sauvage Suíte - Pedro Tessarollo e Jairo Lopes. O crescimento das cidades exige ambientes acolhedores, que quebrem a sensação de isolamento. Com essa premissa, os profissionais usaram materiais antigos transformados por novas tecnologias e elementos atuais valorizados com técnicas ancestrais. Assim, madeira, cimento, couro e outros elementos ganham um novo olhar. Destaque para o piso original do imóvel que foi recuperado.(Lio Simas/CASACOR)
5/8Escritório da Influenciadora Digital - Mariana Pesca e Elise Lacerda. A nova profissão ganha espaço privilegiado, que tem como principal diferencial o piso. O forro original da casa foi aproveitado no projeto.(Lio Simas/CASACOR)
6/8Loft de uma Nota Só - Marco Antonio Medeiros e Cláudia Couto. Neste espaço de 100 m², uma caixa centraliza os serviços de banheiro, louceiro e closet. No projeto, piso e forro do casarão foram restaurados e criam uma unidade com o restante da mostra.(Lio Simas/CASACOR)
7/8Lobby de Entrada - Christina Lago e Gabriel Hering. Inspirado em grandes hotéis, preserva a arquitetura e o piso da casa secular. Ao mesmo tempo traz um olhar contemporâneo na marcenaria e no mobiliário, além de tons que transitam bem entre as épocas, como o marsala. O mármore italiano, que é tendência, pontua no nicho iluminado.(Lio Simas/CASACOR)
8/8Loja de Fragrâncias Mels Brushes - Thais Giusti e Bel Mercadante. Para uma experiência sensorial e visual, foi desenhada uma estante orgânica que exibe as fragrâncias para ambientes da loja. A marcenaria é luxuosa, em MDF cor latte e acabamento matte, assim como MDF amadeirado de tonalidade mais escura, somados ao delicado veludo rosê nos estofados. O lindo piso original de madeira também foi mantido nesse espaço.(Lio Simas/CASACOR)
Em 2017, a CASACOR Santa Catarina, de Florianópolis, ocorre de 10 de setembro a 22 de outubro no Asylo de Orphãs São Vicente da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo), um casarão tombado pelo Município de 1773, situado na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. A mostra firmou um compromisso com o futuro de crianças e adolescentes que são assistidos pela entidade, fundada há 244 anos. A organização prometeu repaginar e restaurar a construção para que possa sediar eventos, gerando renda à entidade, e assim, fortalecendo esta obra de caridade.
O imóvel histórico possui uma rica arquitetura preenchida por elementos que se destacam, como o forro e o piso, e que foram aproveitados pelos profissionais em seus projetos. Ao todo, são 28 ambientes decorados, onde em oito deles é possível encontrar em evidência estruturas originais do casarão. Confira!
SERVIÇO CASACOR SANTA CATARINA – FLORIANÓPOLIS
QUANDO?
De 10 de setembro a 22 de outubro.
ONDE?
Antigo Asylo de Orphãs São Vicente da IDES – Praça Getúlio Vargas, no Centro de Florianópolis.