Confira as soluções que os profissionais de CASACOR utilizaram para incluir plantas e jardins mesmo em ambientes internos e compactos
Por Redação
Atualizado em 22 set 2020, 16h09 - Publicado em 10 set 2020, 13h42
(Divulgação/CASACOR)
–(Divulgação/CASACOR)
A primavera de 2020 será atípica de diversas maneiras. Mas o distanciamento social não precisa ser também um distanciamento da natureza. O cuidado e contato com as plantas pode, inclusive, fazer muito bem à saúde mental. Mesmo em espaços limitados é possível cultivar jardins e hortas. Espécies de flores como orquídeas e bromélias, e hortaliças como manjericão, hortelã e alecrim são de fácil manejo e se adaptam muito bem aos apartamentos. Confira as soluções que os profissionais de CASACOR propuseram para incluir o verde em espaços pequenos e internos!
Jardins Verticais
Os jardins verticais são uma opção excelente para quem gosta de paisagismo e deseja ter um pouco da atmosfera do ar livre dentro de casa. Muito versáteis, eles podem ter os mais variados tamanhos, conter folhagens ou flores adequadas à região e ao clima do local e podem ser instalados em praticamente qualquer cômodo.
1/4 CASACOR Ribeirão Preto 2019. Varanda Movimento - Daniela Alves Trovo. Na Varanda, o ocupante fica envolto de um lado pela luz natural filtrada pelas brises, do outro pelo frescor do jardim vertical que preenche a parede. (Felipe Araújo/CASACOR)
2/4 CASACOR Espírito Santo 2019. Lounge Receptivo Procon - Carlos Eduardo Calmon, Juliana Mattos Guarize e Tassia Hoffmann. Os jardins verticais são uma ótima opção para decorar espaços compactos, como é o caso do Lounge Receptivo, de 40 m². (Felipe Araújo/CASACOR)
3/4 CASACOR Espírito Santo 2019. Lavabos Funcionais - Aline Ane, Aline Fialho e Aline Rita Laureano. Com 28,50 m², o lavabo possui uma parede coberta por folhagens e é um exemplo da versatilidade dos jardins. Ele foi projetado para despertar a consciência ambiental. (Felipe Araújo/CASACOR)
4/4 CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2019. Banheiro Órbita - Ana Paula Borba.O banheiro conta uma versão atualizada da de Peter Pan. O jardim vertical conta folhagens exuberantes, representando a floresta da história. (Lio Simas/CASACOR)
Hortas
Os jardins verticais são uma opção excelente para quem gosta de paisagismo e deseja ter um pouco da atmosfera do ar livre dentro de casa. Muito versáteis, eles podem ter os mais variados tamanhos, conter folhagens ou flores adequadas à região e ao clima do local e podem ser instalados em praticamente qualquer cômodo.
1/3 CASACOR Ceará 2019. Cozinha de Origem - Ana Virginia Furlani. A pequena horta da cozinha da profissional é composta de charmosos vasinhos de terracota espalhados pela bancada e pelos armários. Delicadas, as plantas se misturam com a própria decoração. (Esdras Guimarães/CASACOR)
2/3 CASACOR São Paulo 2019. Horta CASACOR - Marcelo Bellotto. A Horta fica localizada em frente à Estação de Tratamento de Resíduos provenientes do restaurante, para que eles pudessem ser utilizados como adubo. Ela conta com chás, plantas medicinais, frutíferas, hortícolas e ervas aromáticas. (Salvador Cordaro/CASACOR)
3/3 CASACOR Rio de Janeiro 2019. Jean de Just - Além da Cozinha. Este espaço funcional é composto por estar, cozinha e lavanderia. No centro está a ilha, que organiza a circulação, e ao lado do balcão, há um espaço reservado para a horta. (André Nazareth/CASACOR)
Continua após a publicidade
Vasos e arranjos
Com a infinita variedade designs, fica a critério da criatividade de cada profissional selecionar a combinação vasos, espécies e disposições que se melhor se encaixa no seu ambiente. Das mais sutis até as mais ousadas, é possível construir verdadeiras paisagens internas com plantas.
1/5 CASACOR Peru 2019. Viride - Claudio Solari e Mónica Bazo. O verde é o coração deste projeto. Os vasos de plantas de diversos tamanhos ocupam o mobiliário e o piso, transformando o ambiente em uma paisagem. Além deles, folhagens emolduram as janelas. (Divulgação/CASACOR)
2/5 CASACOR Peru 2019. Loft de los Cinco Sentidos - Carla Canepa. Para este ambiente banhado por luz natural, a profissional incluiu vários elementos naturais na decoração. Além dos vasos no chão e nas mesas, os destaques são as plantas suspensas como pendentes, junto das luminárias de madeira. (Rodolfo Sotelo/CASACOR)
3/5 CASACOR São Paulo 2019. Varanda Palm Springs - Jean de Just. A Varanda faz referências à arquitetura da cidade norte-americana dos anos 1950 e 1960. A paisagista Marianne Valent Ramos incluiu plantas que remetem ao clima desértico, como cactus e espécies do gênero aloe. (Divulgação/CASACOR)
4/5 CASACOR Rio de Janeiro 2019. Toca Arquitetura - Estúdio Elã. Inspirado em Ney Matogrosso, este espaço utiliza os tons terrosos para se conectar com a natureza. Além dos vasos no chão, a cozinha conta com uma árvore na ilha central. (André Nazareth/CASACOR)
5/5 CASACOR São Paulo 2019. Estúdio Trigo - Renato Mendonça. Este ambiente foi Inspirado na figura de um chef jovem e independente, mas projetado de forma a resgatar processos, materiais e técnicas ancestrais. As folhagens ajudam a filtrar a luz e completar a atmosfera naturalista. (Divulgação/CASACOR)