19 ambientes pequenos com ótimas soluções para aproveitar cada espaço
A tendência é clara: ambientes cada vez menores. Para isso, os profissionais da CASA COR estão antenados e trazem diversas formas de aproveitar cada centímetros de um espaço. Confira as soluções apresentadas!
Por Alex Alcantara
Atualizado em 3 mar 2017, 16h11 - Publicado em 14 mar 2016, 19h02
(/)
1/19 CASACOR São Paulo 2015. Caroline Elkis, Mini Studio. Fazer espaços pequenos renderem é o maior desafio da vida moderna nas grandes cidades e Caroline Elkis sabe disso. O ambiente possui living, jantar, quarto e banheiro em apenas 21 m2. A cama, por exemplo, pode ser levantada ou abaixada. A inspiração veio dos apartamentos pequenos dos EUA e da Europa nas décadas 50 e 60. (Divulgação/CASACOR)
2/19 CASACOR Sâo Paulo 2015. Daniel Kalil e Karinna Buchalla, Casa Container. A partir de quatro contêineres do tipo HC-40 de 12 metros e um com apenas 6 metros, a dupla construiu uma casa com área total de 170 m2. A montagem do projeto durou 15 dias. Os profissionais distribuíram os ambientes pelos contêineres grandes, no menor, fica o mini spa, deck e piscina. O forro de gesso tem um revestimento térmico e acústico, feito de lã de garrafas PET. A iluminação é toda de LED da Brilia. (Divulgação/CASACOR)
3/19 CASACOR São Paulo 2015. Maria Cláudia Mastrangello, Taberna de vinhos. Tudo gira em torno da bebida no ambiente projetado pela designer de interiores Maria Cláudia Mastrangello para a mostra. No espaço de 30 m², a profissional quis trazer o conceito de “hippie-chique”. Para isso, escolherou um sofá que exibe tecido desgastado nos cantos e optou por elementos que trarão aconchego ao espaço, como a iluminação intimista e a lareira de biofluido com aparência rústica. Um bar composto de cristaleiras de diversas profundidades também fará parte do ambiente. “Queremos levar degustação de vinhos para o espaço”, explica a designer. (Divulgação/CASACOR)
4/19 CASACOR Alagoas 2015. Suíte Master do Jovem Casal - Jéssica Jucá e Luiza Vasconcelos. Com 18m², o espaço conta com recursos que geram sensação de amplitude, como os grandes espelhos. A iluminação indireta deixa o ambiente intimista, assim como o mobiliário em tons de cinza e o painel madeirado. (Divulgação/CASACOR)
5/19 CASACOR Brasília 2015. Lavabo Público - Gabriela de Rossi. Os 21 m² foram setorizados em espaço social e cabines. A grande bancada com espelho flutuante abriga as cubas Deca e reserva abaixo um jardim, do paisagista Mendo Barreto. O domínio do cinza só é interrompido pela madeira, utilizada nas cabines e no banco assinado pelo designer Porfírio Valadares. (Divulgação/CASACOR)
6/19 CASACOR Brasília 2015. Loja dos Aromas - Fernando Rodrigues. As grandes perfumarias internacionais e o elemento terra podem parecer opostos, mas encontram um ponto comum neste espaço de 16 m². A cartela de cores, que inclui marrom, azul, dourado e fendi, permite harmonizar a variedade de texturas, curvas e materiais utilizados, como madeiras e pedras tipicamente brasileiros. (Divulgação/CASACOR)
7/19 CASACOR Ceará 2015. Lavabo da Família - Katinha Rodrigues e Kaian Meira. Uma alusão ao mapa do Brasil surge entre cortes de Amazonita, pedra semipreciosa considerada um amuleto entre os índios. A riqueza do período colonial é exaltada nos tons de café adicionados à pedra, com um efeito ressaltado pela iluminação de Noberto Júnior. Já a parede oposta traz um painel em Muiracatiara executado de forma artesanal por Deborah Martins e Thayane Souza. (Divulgação/CASACOR)
8/19 CASACOR Ceará 2015. Hall do sertão - Josafá Neto, Eduardo Rommel e Thaise Julião. Os arquitetos captaram peças, saberes e influências de artesãos, lojas e artistas regionais para compor o ambiente, definido como um verdadeiro patchwork. A brasilidade - e especialmente o sertão - conduzem o uso de materiais naturais e da cartela de cores que passeia entre tons quentes, sem deixar de lembrar do profundo azul do céu. (Divulgação/CASACOR)
9/19 CASACOR Goiás 2015. Bilheteria - Aleteia Tolentino e Stella Maris Xavier - Materiais que imitam aço e concreto, com aparência intencionalmente desgastada, revestem o ambiente de 25m² e conferem um contraste de texturas. O elemento marcante é a estrutura geométrica cortada a laser desenhada pela dupla, compondo um cenário impactante em conjunto com o projeto luminotécnico, que privilegia efeitos indiretos. (Divulgação/CASACOR)
10/19 CASACOR Goiás 2015. Quarto do Bebê - Sâmella Cardoso e Gustavo Freitas - O ambiente de 15 m² traz várias inspirações no tema pedras preciosas. Repare, por exemplo, nos pés lapidados do berço. A dupla também reinventou a prateleira acima da cômoda, que lembra um balanço e é suspensa com cordas. O papel utilizado como revestimento nas paredes lembra tecido, deixando o ambiente ainda mais acolhedor. O trabalho em gesso nas sancas, que segue das paredes ao teto, possibilita uma luz difusa e suave. (Divulgação/CASACOR)
11/19 CASACOR Pará 2015. Hall das Cores - Heloisa Ferreira e Mariano Cintra. Um hall de entrada deve imprimir de cara os gostos e costumes dos moradores. Nesse projeto, a dupla apostou na mistura das etnias e tradições do Brasil, refletida no uso de estampas e materiais naturais, sob uma iluminação que ressalta as texturas marcantes. (Divulgação/CASACOR)
12/19 CASACOR Rio de Janeiro 2015. Quarto da Amante - Adriana Ferraz e Cristiana Galvão. O papel de parede lembra uma renda sobreposta a um espelho. A linha de aparadores Cavalinho é outro destaque e cria um espaço para ler e escrever cartas de amor. A iluminação em LED valoriza as linhas da estante em madeira. (Divulgação/CASACOR)
13/19 CASACOR Rio Grande do Sul 2015. Lavabo Luxo - Hellen Z. Firmino. A arquiteta tinha apenas 5,90 m² à disposição, mas conseguiu unir ao espaço reservado um hall com detalhes luxuosos. Neste, a bancada em mármore faz composição com o vidro. O papel de parede - aplicado inclusive no teto - cria um desenho interessante que setoriza as áreas. A poltrona foi assinada pela profissional. (Divulgação/CASACOR)
14/19 CASACOR Rio Grande do Sul 2015. Home Studio - Lisiane Wendel Corrêa e Simone Bertuzzo. Em 44 m², a dupla integrou living, cozinha, dormitório com escritório, banheiro e closet. A solução foi abusar da marcenaria sob medida, que também produziu peças exclusivas como a cama sobre tablado retroiluminado. No piso, a paginação em porcelanato rústico unifica os ambientes, aquecidos pelos painéis em madeira na mesma tonalidade. Nas poucas paredes, foi aplicado um papel com aparência de concreto. (Divulgação/CASACOR)
15/19 CASACOR Rio Grande do Sul 2015. Suíte New York - Cíntia Aguiar. O projeto dispensa as divisórias e prioriza a integração nestes 36 m², tendo como referência o estilo dos lofts. A circulação é livre, e a TV giratória traz mais mobilidade e conforto ao cotidiano. O uso de tons urbanos e sóbrios entra em sintonia com a proposta, presentes no papel de parede com desenhos vintage, na madeira ébano do mobiliário e mesmo nas louças da sala de banho. Repare que o tapete cinza se estende por todo o espaço, trazendo unidade visual. (Divulgação/CASACOR)
16/19 CASACOR Espírito Santo 2015. Casa de Vidro - Tamara Raizer. A madeira aquece as paredes e traz a intenção de celebrar a brasilidade no espaço, que reúne mobiliário nacional e matérias-primas como granitos exóticos. (Divulgação/CASACOR)
17/19 CASACOR Espírito Santo 2015. Home Office do Jovem Casal - Aparecida Lamari e Daniela Andrade. Os 18 m² foram convertidos em um espaço aconchegante que ganha recursos de automação. Uma das paredes foi preenchida por obras de arte, enquanto outra ganha uma textura sustentável desenvolvida a partir de sobras de extração de turmalina negra. Nos móveis, prevalecem as peças de autoria de Zanini e Jader Almeida. (Divulgação/CASACOR)
18/19 CASACOR Minas Gerais 2015. Box 16 - Felipe Soares. Uma estante de 9 metros de extensão, desenhada pelo próprio Felipe, setoriza funções de cozinha, mesa, lavabo, armário e biblioteca, liberando a circulação. Divisórias em vidro mantêm a fluidez e o visual leve do espaço. Também levam a assinatura do profissional o sofá, a cama e o banheiro. O tratamento termoacústico foi feito em lã de PET, a partir do reaproveitamento de mais de 12 mil garrafas. (Divulgação/CASACOR)
19/19 CASACOR Paraná 2015. Studio Miami Beach - Carla Kiss. O apartamento de 36 m², projetado pela Carla Kiss foi inspirado em Miami Beach, e foi dividido por portas de vidro refletivo bronze com alumínio, formando um painel que pode dar mais privacidade e possibilitar o uso dos ambientes simultaneamente ou integrá-los, trazendo uma sensação de amplitude. Todo o espaço é automatizado por um tablet que controla a intensidade da iluminação, as cortinas e o lift da televisão, que expõe o equipamento somente quando necessário. O projeto luminotécnico foi completamente executado em LED, a iluminação natural e as cores claras do ambiente resultam em mais eficiência e menos consumo de energia. (Divulgação/CASACOR)