Charme e atitude carioca marcam a história do Studio Ro+Ca com a CASACOR
Nesta retrospectiva, relembramos as participações do Studio Ro+Ca nas mostras da CASACOR, trajetória que foi iniciada em 2014
Por Giovanna Jarandilha
Atualizado em 24 jun 2020, 17h08 - Publicado em 24 jun 2020, 16h53
(Divulgação/CASACOR)
1/22 CASCOR Rio de Janeiro 2014. #hashtag_room - A dupla Carlos Carvalho e Rodrigo Beze pensou este espaço moderno e interativo, onde TVs transmitem o que as pessoas estão postando sobre o evento. A inspiração é a rua, evidenciada no uso de neon, de revestimentos que imitam tijolos, grafite e textura de concreto. (André Nazareth/CASACOR)
2/22 CASCOR Rio de Janeiro 2014. O piso vinílico que imita madeira é coberto em parte por um tapete estonado. Nos móveis, destaque para a poltrona Mass (do designer Roberto Mannes Jr, da Benita Brasil), o sofá Elizabeth em couro envelhecido e a mesa de centro Diesel. Tudo da LZ Studio. (André Nazareth/CASACOR)
3/22 CASCOR Rio de Janeiro 2015. Sobrado - o lado mais cru do espaço é exibido em paredes destruídas e tubulações aparentes. Mas a “economia” no acabamento foi revertida para os móveis de design assinado. (Divulgação/CASACOR)
4/22 CASCOR Rio de Janeiro 2015. As peças são de autoria de Jader Almeida, como a estante Clip, as luminárias de Jader e de Tom Dixon, as criações de Marcus Ferreira e Jorge Zalszupin. (Divulgação/CASACOR)
5/22 CASACOR Rio de Janeiro 2016. Roca Estar - Um espaço jovem pode ser luxuoso, na leitura do Studio Ro+Ca. (Divulgação/CASACOR)
6/22 CASACOR Rio de Janeiro 2016. Eles investem na junção entre o novo e o antigo, em especial a década de 1920, e apostam em texturas sofisticadas como no sofá em veludo de Marcus Ferreira, da Decameron. (Divulgação/CASACOR)
7/22 CASACOR Rio de Janeiro 2016. Ou no papel de parede que reproduz couro caramelo e reveste a estante, emoldurada por uma membrana iluminada. Outro destaque é a cadeira Vivi, de Sergio Rodrigues, realizada pelo designer Fernando Mendes. (Divulgação/CASACOR)
8/22 CASACOR Rio de Janeiro 2016. (Divulgação/CASACOR)
9/22 CASACOR Rio de Janeiro 2017. Loft (U) - a atmosfera industrial do loft traduz também o conceito do espaço: um ambiente sem gênero ou sexo, para um casal U (Undefined). (André Nazareth/CASACOR)
10/22 CASACOR Rio de Janeiro 2017. As estruturas do edifício que abriga a mostra ficam expostas, com mix de revestimento no piso, ora cimentado, ora de madeira. (André Nazareth/CASACOR)
11/22 CASACOR Rio de Janeiro 2017. Para delimitar os espaços, divisórias de ferro e vidro canelado. (André Nazareth/CASACOR)
12/22 CASACOR Rio de Janeiro 2018. Cafofo Studio Ro+Ca - em parceria com a Leroy-Merlin, o Studio ro+ca embarcou no conceito do high-low – a mistura de peças de presença com itens acessíveis. (André Nazareth/CASACOR)
13/22 CASACOR Rio de Janeiro 2018. Uma das paredes foi valorizada pelo laminado de madeira, enquanto outra foi ocupada pela estante levíssima para livros e objetos. (André Nazareth/CASACOR)
14/22 CASACOR Rio de Janeiro 2018. Mas o que rouba a cena é o uso original dos tradicionais ladrilhos brancos 20x20 cm em preto e branco, antes exclusivos para áreas molhadas. (André Nazareth/CASACOR)
15/22 CASACOR Rio de Janeiro 2018. (André Nazareth/CASACOR)
16/22 CASACOR Rio de Janeiro 2019. Terraço RO+CA - a vista e a arquitetura Art Déco original tornam o espaço perfeito para um drink no fim de tarde. (André Nazareth/CASACOR)
17/22 CASACOR Rio de Janeiro 2019. Para não concorrer com tantos elementos importantes da paisagem, a ambientação veio clean e descontraída. (André Nazareth/CASACOR)
18/22 CASACOR Rio de Janeiro 2019. O estar apresenta a nova linha de móveis para área externa do arquiteto Arthur Casas. O painel foi criado pela arquiteta e artista Ani Cuenca. (André Nazareth/CASACOR)
19/22 CASACOR São Paulo 2019. Casa Berilo Leroy Merlin - a escolha do nome vem da pedra Berilo, que simboliza a criatividade e o recomeço. (Divulgação/CASACOR)
20/22 CASACOR São Paulo 2019. Além disso, é um minério que possui muitas derivações, entre elas, a mais preciosa: a esmeralda. (Divulgação/CASACOR)
21/22 CASACOR São Paulo 2019. A inspiração foi mais além, com o verde que leva o nome de esmeralda intenso como a cor predominante no espaço. (Divulgação/CASACOR)
22/22 CASACOR São Paulo 2019. Mostrando que é possível criar um ambiente cool e sofisticado com materiais comuns de um home center. (Divulgação/CASACOR)
Do sonho de dois arquitetos recém-formados, nasceu o Studio Ro+Ca. Uma história que saiu dos portões da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conquistou diferentes sites e revistas internacionais, da Itália até o Japão. Essa é a trajetória de Carlos Carvalho e Rodrigo Béze, os nomes por trás da sigla, que vêm deixando seu charme carioca pelos projetos que assinam desde a fundação do escritório, em 2013.
Quase simultânea à sua criação, deu-se a primeira participação do Studio Ro+Ca nas mostras da CASACOR. Esta, que aconteceu em 2014, trouxe o olhar despojado dos arquitetos para o Hashtag_Room, um living tecnológico inspirado na paisagem urbana. Desde então, a dupla voltou à mostra carioca em todos os anos que se sucederam. Em sua última participação, em 2019, os arquitetos deram vida a um terraço acolhedor, às vistas da Baía de Guanabara. Neste ano, também estrearam na mostra em São Paulo, com a Casa Berilo Leroy Merlin, onde o geometrismo do piso vinílico criou um high-low interessante, equilibrando materiais acessíveis e peças de design assinado.
Apostar na padronização geométrica é, inclusive, uma das características que distinguem o estúdio. Sua experiência se volta para um morar jovem e descolado, em que o olhar é atraído por grafismos surpreendentes, que ressignificam por completo um ambiente. Outro traço da dupla de arquitetos é o mix de materiais — por vezes marcados pela madeira, em outras pelo cimento — e de texturas, que propõem uma experiência sensorial e estimulam o tato. Estas dualidades criam um jogo visual envolvente, com muita atitude, indentitário do estúdio.
Saiba logo no início da manhã as notícias mais importantes sobre a pandemia do coronavirus e seus desdobramentos. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Assinatura efetuada com sucesso!
Você receberá nossas newsletters pela manhã de segunda a sexta-feira.