Sputnik: a luminária estrelar que dominou os espaços da CASACOR
No ano passado, as luminárias Sputnik foram uma tendência nas mostras pelo país trazendo charme e design para os espaços
Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 17 jan 2018, 15h41 - Publicado em 17 jan 2018, 15h40
1/8 CASACOR Minas Gerais 2017. Antessala e Sala de Jantar - Situar Arquitetura. A arquitetura do casarão convive em harmonia com os móveis contemporâneos, no projeto de Júnia Bernarnos, Eduardo Henrique Brandão e Rosângela Brandão Mesquita. Dois espaços são unidos pela porta em arco - é possível ver na antessala o teto descascado até a pintura original. Na sala de jantar, o rodateto com frisos e o piso original em parquet ganham a companhia atual do papel de parede cinza e da luminária Ana Neute. (Divulgação/CASACOR)
2/8 CASACOR São Paulo 2017. Bruno Carvalho - Estúdio Tempo. O tempo é homenageado em um ambiente que celebra o prazer de viver e estar entre amigos. O sofá azul convida a um bate-papo e os detalhes metalizados junto da luminária Ana Neute sugerem sofisticação. A fotografia em díptico de Flavia K finaliza e trata do tema que inspira o projeto. (Salvador Cordaro/CASACOR)
3/8 CASACOR Ceará 2017. Sala de Jantar do Colecionador - Rodrigo Porto. O luxo do século 21 valoriza o minimalismo e o essencial. Daí vem a simplicidade do teto em concreto aparente e da cartela de cores comedida, em verde e rosa. A iluminação de baixa intensidade foca em áreas de interesse - bom exemplo é o lustre da designer brasileira Ana Neute, acima da mesa de jantar de Jader Almeida. (Esdras Guimarães/CASACOR)
4/8 CASACOR São Paulo 2017. Patrizia Genovese e Guilherme Longo - Restaurante. O verde greenery, o rosa pálido e seus tons complementares comandam a estética retrô, somados aos móveis estofados em veludo. Para finalizar, vidros coloridos e detalhes em dourado, nas luminárias Ana Neute. (Renato Navarro/CASACOR)
5/8 CASACOR Alagoas 2017. Sala de Jantar - Ana Luiza Menezes e Fernanda Amaral. Traços retos e formas geométricas ganham destaque nesta proposta contemporânea de Sala de Jantar. O espaço é ressignificado a cada metro quadrado, traduzindo a atmosfera urbana e investindo na desconstrução de padrões estabelecidos. Neste cenário, o chão e os objetos pessoais, como livros e quadros, ganham papel central. A influência do estilo hi-lo se reflete na mistura de peças luxuosas, como a mesa de granito Dior e a luminária Ana Neute, com outras mais despojadas, a exemplo da malha metálica, proveniente de restos de obras, que é usada como divisória. (Rogério Maranhão/CASACOR)
6/8 CASACOR Miami 2017. Suna - Yield Design Studi. O refúgio para um amante da natureza e do minimalismo mistura a vegetação da Flórida com uma casa de chá zen. Plantas tropicais e almofadas no chão definem uma atmosfera casual. Também chama a atenção o contraste entre materiais e o trabalho com superfícies de cortiça, latão, madeira e cerâmica. A iluminação natural se complementa com a luminária Ana Neute. (Kris Tamburello/CASACOR)
7/8 CASACOR Franca 2017. Sala de Jantar - Júnior Pacheco. O profissional combinou linhas clássicas com peças de design contemporâneo, como os dois pendentes Sputnik assinados por Ana Neute. Já a lareira feita de ônix dá um toque sofisticado e ousado ao projeto, no qual o design brasileiro é protagonista.(Felipe Araújo/CASACOR)
8/8 CASACOR Pernambuco 2017. Closet com Sala de Estar - Sonia Beltrão, Gabriel Beltrão e Kátia Carapeba. A elegância discreta do branco define o espaço. Esse ambiente minimalista usa papeis de parede e um tapete iraniano envelhecido para completar sua proposta de forma equilibrada. A iluminação fica por conta das luminárias Ana Neute. (Rogério Maranhão/CASACOR)
Era 4 de outubro de 1957 quando a então União Soviética lançou no universo o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik. Sua missão era transmitir pulsos de rádio para estudar as capacidades de lançamento de cargas úteis para o espaço e estudar os efeitos da ausência de peso e da radiação sobre os organismos vivos. Era uma preparação para as futuras viagens tripuladas, em ritmo de corrida espacial.
Satélite soviético Sputnik (Reprodução USA Today/CASACOR)
O Sputnik consistia em uma esfera de aproximadamente 58 cm de diâmetro e quase 87 kg da qual saíam quatro antenas. Fascinados pelos feitos do satélite e pelos mistérios do Universo, designers e arquitetos se inspiraram no Sputnik para criarem suas peças. A luminária de mesmo nome foi um sucesso na década de 60 e ocupa ambientes até hoje. Seu conceito é simples: um núcleo com hastes e luzes na extremidade. Anos mais tarde, a luminária Sputnik ganhou novas versões, como a da designer Ana Neute, com globos de vidro maiores e contornos mais orgânicos.
Em CASACOR 2017, as luminárias Sputnik dominaram os espaços e foram uma iluminação estrelar nas mostras! Confira na galeria acima!