Plantscaping: você sabe o que é? Veja 15 projetos de CASACOR inspiradores!
Também conhecido como paisagismo de interior, o plantscaping é uma combinação de arte, design e psicologia ambiental. Confira!
Por Marina Pires
Atualizado em 26 abr 2021, 18h18 - Publicado em 26 abr 2021, 09h00
Estúdio Trigo, por Renato Mendonça – CASACOR São Paulo 2019 (Felipe Araújo/CASACOR)
Melhor do que apenas alocar vasos e arranjos à esmo no projeto de interiores, é saber qual posição estratégica melhor valoriza as plantas e cria a atmosfera perfeita.
Estima-se que, atualmente, as pessoas passem cerca de 90% do seu dia confinadas em espaços fechados. Assim, criar ambientes com plantscaping é uma ótima saída para um melhor funcionamento da vida cotidiana.
Entenda mais sobre plantscaping e onde aplicá-lo a seguir!
O que é plantscaping
Cozinha Matriz, por Triart Arquitetura – CASACOR São Paulo 2018 (Renato Navarro/CASACOR)
O projeto paisagístico de interior, também chamado de plantscaping, diz respeito à localização estratégica de espécies vegetais dentro de um espaço, buscando potencializar e destacar certos aspectos do ambiente. É uma combinação de arte, design, psicologia ambiental e técnicas de cultivo para personalizar espaços internos.
Continua após a publicidade
Terraço do Encontro, por Isabela Montans – CASACOR Ribeirão Preto 2019 (Felipe Araújo/CASACOR)
Os benefícios do Plantscaping
Um projeto de paisagismo bem elaborado reduz a umidade, controla o excesso de calor, melhora a qualidade do ar e a acústica dos ambientes. Além disso,a presença do verde proporciona calma, produtividade e estimulao aprendizado e a criatividade.
Home Office do Casal, por Quadriarq. – CASACOR Rio Grande do Sul 2019 (Cristiano Bauce/CASACOR)
De acordo com um relatório divulgado peloHuman Spaces no Impacto Global de Design Biofílico no local de trabalho, cerca de 15% das pessoas que trabalham em espaços que possuem elementos naturais apresentam um nível de bem-estarmaior em relação àquelas que não possuem nenhum contato com a natureza no local de trabalho.
Continua após a publicidade
Uma vez que o home office veio para ficar, investir neste tipo de paisagismo para sua casa é uma saída inteligente para uma maior produtividade durante o expediente.
Onde aplicar o plantscaping
O plantscapingnão tem uma receita exata! Ele pode ser distribuído pelo ambiente em pequenos e diversos nichos ou concentrado somente em uma região, como os jardins verticais.
Viride, por Claudio Solari e Mónica Bazo – CASACOR Peru 2019 / (Rodolfo Sotelo/CASACOR)
Continua após a publicidade
Dependendo da espécie vegetal, diferentes atmosferas podem ser criadas. Por exemplo, espécies altas podem ser usadas para estabelecer pontos focais; já conjuntos de plantas podem ser arranjados para definir um espaço de descanso; ou ainda, massas vegetais podem ser empregadas para melhorar as condições térmicas e acústicasdo ambiente.
Estar Íntimo Le Blanc por Gustavo e Carol Heck – CASACOR Rio Grande do Sul 2019 (Cristiano Bauce/CASACOR)
Abaixo separamos 15 ambientes da CASACOR para te mostrar como o paisagismo de interior pode ser a peça chave da decoração. Confira!
1/15 Daniela Alves Trovo - Varanda Movimento. O brise criado pelo escritório tem um desenho fracionado, permeável à luz. Ao mesmo tempo, gera um movimento único com o jogo de sombras, com grafismos que se transformam com o passar das horas. Internamente, o espaço foi revestido em madeira e teve a parede principal ocupada pelo frescor do jardim vertical. (Felipe Araújo/CASACOR)
2/15 Sala com Arte - Renato Melo. Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Burle Marx, Iberê Camargo, Alfredo Ceschiatti, Carybé, Alfredo Volpi, Tomie Ohtake. É extensa a lista de grandes nomes representados por suas obras neste espaço, que mostra como um apaixonado por arte exibe sua coleção. A estante iluminada possui nichos e prateleiras coloridos da linha desenvolvida pela estilista Isabela Capeto. Sofá Lev, do Studio América, e a luminária Sly, de Ronald Sasson, revelam que o olhar cuidadoso também está na escolha dos objetos. (Divulgação/CASACOR)
3/15 Oficina do Artista, por GAM Aquitetos - CASACOR Bahia 2018 (Marcelo Negromonte/CASACOR)
4/15 Aldeia Sala de Banho – André Brandão e Márica Varizo. Em formato de ninho, o espaço de 65 m² traz uma sensação de acolhimento e renovação, com materiais naturais que conectam as pessoas e a natureza. As paredes foram revestidas com painéis inspirados na técnica japonesa Shou Sugi Ban, que preserva a madeira por meio do processo de carbonização. É uma alusão ao cerrado e às queimadas. (Jomar Bragança/CASACOR)
5/15 Área de convivência - Camila Ramundo, Danilo Ferreira e Maria Carolina Valim. O espaço tem uma estante de nichos móveis, e os módulos podem trocar de lugar ou mesmo serem retirados, para servir como bancos. Além disso, grande parte da estante é ocupada pelo frescor da vegetação. O sofá generoso, os móveis soltos e a sobreposição de tapetes definem um clima despojado, neste espaço onde o verde e rosa também roubam a cena. (André Nazareth/CASACOR)
6/15 Jean de Just – Jardim de Inverno. Pensado para reuniões familiares, mas também para as necessidades do dia a dia, o espaço une estar, jantar e escritório e tem como destaque o uso de pastilhas criando desenhos geométricos – uma referência contemporânea aos azulejos do século XVIII que estão presentes em vários cômodos da residência. Tudo muito colorido e cercado pelo verde das plantas que aparecem em vasos e no jardim vertical. O mobiliário é contemporâneo para trazer ainda mais contraste com a arquitetura da casa. (André Nazareth/CASACOR)
7/15 Toillete Masculino - Camila Rocha e Monica Pajewski. As designers criaram uma plataforma que fixa os vasos de ponta cabeça e permite a irrigação automatizada do jardim suspenso, acionada com controle remoto. Com o teto ocupado, a iluminação vem da parede, que recebe uma tela tensionada. A base clara e monocromática acentua a sensação de amplitude, nestes 7 m². (Eduardo Macarios/CASACOR)
8/15 Cozinha da Família - C4 Arquitetos. Bruno Castanhari, Diego Buzato, Gustavo Pinto e Marco Castro apostam na textura aveludada nos revestimentos e na marcenaria. A proposta também abusa de tons escuros em armários e paredes, que contrastam com a madeira no piso em escama de peixe. Dois grandes recuos nas paredes formam nichos revestidos de madeira e criam diferentes espaços. Os quadros com fotografias são de Carla Benedini e Kiolo. Para arrematar, pendente Jabuticaba, de Ana Neute. (Felipe Araújo/CASACOR)
9/15 Jardim de Inverno - Adalberto Montagnani, Adriana Zein e Ana Paula Mendes. Os arquitetos iniciam na simplicidade dos quatro elementos da natureza e chegam a um resultado moderno. Eles mesclam estofados com ares palacianos, lustres franceses do início do século 20 e peças contemporâneas, com assinatura de Rodrigo Ohtake. O paisagismo tem a sofisticação dos jardins europeus, ao mesmo tempo que revela a exuberância das espécies tropicais. (Felipe Araújo/CASACOR)
10/15 Lavabo do Ser - Trentino Estúdio. O designer de interiores Luis Trentino quebra paradigmas e adota o rosé em um ambiente que não escolhe gênero. Os retratos chamam a atenção para a beleza dos corpos e aparecem em uma estrutura de vidro. Ela é revestida por uma película transparente inteligente, que fica opaca quando a luz é acionada e permite o uso dos sanitários com privacidade. Cubas em dois níveis complementam, na parede repleta de samambaias. (Felipe Araújo/CASACOR)
11/15 Lounge Receptivo Procon - Carlos Eduardo Calmon, Juliana Mattos Guarize e Tassia Hoffmann. O ambiente agrega ao Clube Ítalo-Brasileiro um novo elemento arquitetônico. Com 40 m², será a futura recepção e espaço administrativo. O mármore se destaca no mix de acabamentos, junto com o aço corten, que é igualmente durável e resistente. O jardim vertical garante o frescor e a sensação de acolhimento. (Felipe Araújo/CASACOR)
12/15 Cozinha - Thainá Castro e Rhamires Recla. As referências são italianas nestes 25 m², que abrigam cores e objetos que remetem à culinária e às cores clássicas da moda do país europeu, como preto e dourado. O mármore surge no piso e na bancada da cozinha. A marcenaria clean e moderna garante o equilíbrio perfeito do mix de inspirações. Destaque para a adega com mais de 50 rótulos, com uma lona tensionada que a ilumina. (Felipe Araújo/CASACOR)
13/15 Lavabos Funcionais - Aline Ane, Aline Fialho e Aline Rita Laureano. O espaço tem 28,50 m² e traz uma dimensão inclusiva, para atender do bebê ao idoso. A natureza se expressa no uso de vegetação e na madeira reaproveitada da bancada, com acabamento em resina, despertando a consciência da preservação do planeta. Lâmpadas de LED e peças redutoras de consumo de água também promovem um pensar sustentável. (Felipe Araújo/CASACOR)
14/15 Arena CASACOR - Alexandre Carvalho e Jéssica Martins. A dupla de arquitetos paulistas estreia com este ambiente de 470 m², com 20 m² de entrada, 290 m² de arena para palestras e 160 m² de jardim, pensados para favorecer o fluxo de pessoas e as conexões entre elas. A Casa de Vidro de Lina Bo Bardi foi importante fonte de inspiração, nas grandes aberturas que trazem o verde e a vista da cidade. O mobiliário moderno e composto de peças brasileiras, incluindo a poltrona laranja MP-97 e a MP-61 em preto e branco, de Percifal Lafer. (Felipe Araújo/CASACOR)
15/15 Estúdio da Árvore Placas do Brasil - Max Mello. Nestes 120 m² foi criado um coworking com mesa de reunião, estações de trabalho, um estar casual, pequena cozinha e uma varanda que se abre para o mar da Ilha do Boi. Grandes aberturas e o teto de vidro garantem a conexão visual com a natureza. A bela castanheira não só foi mantida como fornece sombra e funciona como um eixo importante, com um sofá a seus pés. (Felipe Araújo/CASACOR)
Você quer receber mais notícias sobre arquitetura, arte, design e paisagismo? Assine a Newsletter!
Assinatura efetuada com sucesso!
Você receberá nossas newsletters pela manhã de segunda a sexta-feira.